A experimentação animal tem contribuido de forma significativa para o aumento do conhecimento sobre a biologia das espécie huma e animal, esclarecendo os mecanismos patológicos, auxiliando no desenvolvimento de diagnósticos e aplicações terapêutica. O III Curso de Ciência de Animais de Laboratório - CCAL desenvolverá habilidades e competências mínimas necessárias aos usuários dos biotérios de criação, manutenção e experimentação. O curso possui caracteristica multidisciplinar capaz de atender as áreas das ciências biológicas, agrárias e da saúde, abordando conteúdos de fisiologia, genética, biologia molecular, biologia animal, farmacologia e etc..., possibilitará ao aluno de graduação, pós-graduação, técnicos e docentes um melhor entendimento sobre a ciência de animais de laboratório e suas inter-relações na prática científica. Este projeto tem como objetivo a capacitação de alunos de pós-graduação, graduação e técnicos.
Dia 27 de junho de 2016
- Ética e Legislação sobre o uso de animal em experimentação.
O Papel do Biotério na Universidade
Submissão de Projeto a CEUA
- Fisiologia e Conforto Ambiental.
Micro e Macro ambientes
Controle das variações ambientais e sua interferência na pesquisa.
- Classificação dos Biotérios Quanto a Finalidade
Dia 28 de junho de 2016
- Classificação dos animais de laboratório quanto ao status sanitário
Animais Gnotobióticos
Specific Pathogen Free
Animais Convencionais
- Saúde Animal e Zoonoses.
- Genética animal.
Animais inbred, outbred, coisogênico, congênico, F1 e mutante)
Animais modelos de doenças humanas
Monitorização Genética
Dia 29 de junho de 2016
- Manipulação e manutenção das diferentes espécies e linhagens;
Parâmetros reprodutivos das diferentes espécies;
Manuseio, Contenção e Sexagem
Identificação e registros durante a experimentação.
– Fundamentação teórica de procedimentos experimentais.
Analgesia e Anestesia
Dor
Cirurgia experimental
Eutanásia;
- Animais trangênicos e Knock-outs.
- Métodos alternativos em experimentação.
Discentes de graduação e pós-graduação, Técnicos, Docentes, Pesquisadores
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