Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: III Oficina do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 48
Período de Realização: 02/03/2016 a 04/03/2016
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Engenharias
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMEDICA Unidades Envolvidas:
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA / CCEB/CT
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Sedis UFRN
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: ENCONTRO Carga Horária: 24 Quantidade de Vagas: 45
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91801185

Resumo

No Brasil há uma força de trabalho potencial na área da saúde com mais com mais de 3,2 milhões profissionais em todos níveis de formação. O Ministério da Saúde é atualmente um dos principais indutores da Politica Nacional de Educação Permanente em Saúde, que diante de um número tão expressivo de trabalhadores tem um conjunto de desafios. Alguns deste desafios está circunscrito na dimensão da gestão da informação com campo da formação, uma vez que os recursos aplicados em educação permanente são distribuídos em todo território nacional, fator que dificulta a gestão do processo, monitoramento, controle e avaliação. Na dimensão da formação utilizando a educação à distância (EaD) há outros desafios, tais como: falta de tecnologias de informação e comunicação para EaD em algumas instituições de ensino e heterogeneidade tecnológica. Neste contexto, surgiu a proposta de desenvolver uma tecnologia educacional, baseado no tripé: competência, habilidade e prática profissional em que aportasse um sistema colaborativo para atender principalmente os seguintes eixos: centralização da informação com foco na gestão do conhecimento, desenvolvimento de uma tecnologia de acesso livre com alto grau de usabilidade e ergonomia com foco na arquitetura da informação e na padronização de interfaces para o usuário. Desta maneira, o AVA-SUS está sendo projetado tendo como eixos norteadores tais princípios. Além destas premissas, o AVA-SUS é um ambiente virtual de aprendizagem que deve suportar escalabilidade a fim de garantir alto desempenho e experiência formativa democrática. Como se trata de uma plataforma nacional a mesma está  integrada tecnologicamente às políticas da Universidade Aberta do SUS seguindo as mesma exigências aplicadas as demais plataformas Educacionais da Rede. Em junho de 2015 foi desenvolvida uma maratona de inovação tecnológica para o AVA-SUS, cujo propósito foi elicitar de forma colaborativa um conjunto de requisitos que irão nortear a segunda versão da Plataforma. Neste evento, estiveram presentes membros da Rede UNA-SUS e do Ministério da Saúde.  Em 16 de outubro de 2015 foi lançado pelo Ministério da Saúde a primeira versão do AVA-SUS, que atualmente oferta os cursos para o segundo ciclo formativo do Programa Mais Médicos. Hoje o AVA-SUS já disponibiliza mais de três cursos a distância para mais de cinco mil cursistas.


Programação

Dia 02/03/2016

Horário do inicio: 9:00h

·       Abertura com o Prof. Ricardo Valemtim

·       Apresentação dos objetivos da oficina e desafios para concretização do projeto até o lançamento em 21/03/2016;

·       9h às 9:15h - Apresentação dos presentes

·       9:15 às10h

o   Alinhar com os participantes em cada um dos três eixos da oficina onde estamos até o momento e desafios partir deste ponto;

o   Apresentação dos objetivos da oficina e desafios para concretização do projeto até o lançamento em 21/03/2016;

o   apresentação do ambiente AVASUS para os participantes do grupo.



·       10:00h - Coffee break

·       10:15h - Formação dos grupos

Pactuar o processo de trabalho para a entrega dos produtos definidos na oficina.



o   Grupo 1: Módulos educacionais

§  Participantes MS: Alfredo, Fábio, Jéssica, Thaís, Tiago;

§  Participantes UFRN: Karilany, Artur, Akynara, Marcello, Custódio.



o   Grupo 2: TI/desenvolvimento

§  Participantes MS: Bruno, Marcus Vinícius, Stephannie, Túlio (susconecta)

§  Participamentes UFRN: Gustavo, Eduardo, Saulo, Rayron, Arthur, Esdras, Julio, Bruno , Marcus Vinícius, Stephannie, Túlio.

§  Sub - Divisão do Grupo de TI em três frentes (prog. visual e comunicação, programação moodle, integração #susconecta)

Trabalho do grupo:

Apresentação do #susconecta login

Sub - Divisão do Grupo de TI em três frentes (prog. visual e comunicação, programação moodle, integração #susconecta)

Levantamento e definição de tarefas para o dia seguinte (por meio de uma analise geral e testes funcionais)




o   Grupo 3: Plano de Comunicação

§  Participantes MS: Raphael, Wandrei;

§  Participantes UFRN: Kaline, Cíntia, Mauricio, Elionai , Roberto.



·       Apresentação do ambiente administrativo do avasus para os participantes do grupo “módulos educacionais”


12:00h – Almoço

·   Horário do inicio: 14:00h

·       Volta aos trabalhos em grupo

17:00h - Fim das atividades

 



Dia 03/03/2016

·   Horário do inicio: 9:00h

·       Continuação das atividades em grupo

·       Apresentação de resultados já obtidos, reorganização das atividades para o dia seguinte e mostrar percentual de progresso do dia

12:00h – Almoço

·   Horário do inicio: 14:00h

·       Volta aos trabalhos em grupo

17:00h - Fim das atividades



 

04/03/2016

·   Horário do inicio: 9:00h

·       Continuação das atividades em grupo

 

·   12:00h  - Almoço

·   14:00h - Volta aos trabalhos em grupo

 

·   16h às 17h - Sistematização e apresentação do trabalho dos grupos


Públicos Alvo

Interno:

Equipe AVASUS UFRN


Externo:

Equipe AVASUS Ministério da Saúde



Membros da Equipe

  KARILANY DANTAS COUTINHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  JANAÍNA LUANA RODRIGUES DA SILVA VALENTIM
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.15.3