A doença de Chagas é uma doença tropical negligenciada causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. É uma doença vetorial transmitida pelo os insetos do tipo triatomíneos, popularmente conhecidos como Barbeiros. Outras vias de transmissão também acontecem, principalmente através da via oral, transfusão sanguínea e doação de órgãos, além da transmissão congênita.
A doença humana é caracterizada por episódios agudos e crônicos da infecção, caracterizados principalmente por febre, dores no corpo, lesão inflamatória no local da picada, desordens cardíacas e digestivas, podendo levar o paciente a obito. Devido ao fluxo migratório, hoje a doença de Chagas já foi reportada em vários países da Europa, nos Estados Unidos, Japão e Austrália. No Brasil, a doença de Chagas está presente em vários estados brasileiros, inclusive no estado do Rio Grande do Norte.
As principais medidas de controle da doença de Chagas estão relacionadas à identificação dos novos casos (diagnóstico), o tratamento dos doentes (terapêutica) e o controle dos insetos vetores. Por outro lado, os programas de educação para a saúde têm um papel importante na conscientização da dinâmica e transmissão da doença de Chagas entre as populações mais vulneráveis.
Este Workshop pretende refletir e diagnosticar a situação da doença de Chagas no estado do Rio Grande do Norte buscando discutir a problemática clínica, biológica, terapêutica e suas principais medidas de controle.
Quinta-feira (14 de Julho)
09h00 - Abertura e considerações iniciais - Prof. Doutor Marcelo Sousa Silva (DACT - UFRN/Natal-Brasil)
09h30 - A globalização da doença de Chagas - Doutor Pedro Albajar Vinas (Organização Mundial de Saúde/Genebra-Suíça)
10h00 - A dinâmica vetorial da doença de Chagas no Brasil - Profa. Doutora Lileia Diotiauiti (Fiocruz - Belo Horizonte/Brasil)
10h30 – Intervalo
11h00 – A biologia parasitária de Trypanosoma cruzi – A confirmar
11h30 – O diagnóstico laboratorial da doença de Chagas – A confirmar
12h00 - Ministério da Saúde – a confirmar
14h00 - Epidemiologia da doença de Chagas no estado do Rio Grande do Norte - Profa. Doutora Antônia Cláudia J. Câmara - (DACT - UFRN/Natal-Brasil)
14h30 - Os casos de cardiomiopatias chagásicas no estado do Rio Grande do Norte - Prof. Doutor Cléber Mesquita (UERN – Mossoró/Brasil)
15h00 - Secretaria da Saúde do RN – a confirmar
15h30 – Intervalo
16h00 - Os modelos experimentais da doença de Chagas - Profa. Doutora Cláudia Carneiro (UFOP - Ouro Preto/Brasil)
16h30 – Propostas de alvos terapêuticos e vacinais contra o Trypanosoma cruzi – A confirmar
Sexta-feira (15 de Julho):
09h00 - Ensaios clínicos de novos fármacos para a doença de Chagas - Prof. Doutor Israel Molina (Universidade de Barcelona - Espanha)
09h30 - Novas abordagens biotecnológicas no âmbito da doença de Chagas – Prof. Doutor Diego Guérin (Universidade do País Vasco, Bilbao – Espanha).
10h00 – Associações Não Governamentais contra Chagas – A confirmar
10h30 – Apresentação oral de trabalhos de pesquisas desenvolvidos na UFRN
12h00 – Encerramento e considerações finais - Prof. Doutor Marcelo Sousa Silva (DACT - UFRN/Natal-Brasil)
Docentes e pesquisadores da área da saúde, principalmente em doenças tropicais negligenciadas
Clínicos (infectologistas, patologistas, cardiologistas, medicina do viajante, etc), Farmacêuticos (analistas clínicos) e outros profissionais da saúde
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.16.17