A XII Semana de Estudos Históricos do CERES, em sua edição de 2016, ocorrerá no período de 11 a 15 de abril de 2015, integrando a programação do VII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), nas dependências do Campus de Caicó. A temática escolhida, Experiências luso-afro-indígenas, além de possibilitar o diálogo entre o universo acadêmico e a sociedade a partir da produção do Curso de História do CERES, radica em temáticas cuja obrigatoriedade no currículo escolar tem sido amplamente discutida e criticada, no contexto das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008. Isto indica a relevância do evento, pois sua temática, que tanto atinge o universo de professores e alunos que estão no mundo acadêmico quanto aqueles que encontram-se na rede pública e privada, é atual e pertinente num contexto mais amplo de discussão sobre diversidade cultural no Brasil. A proposta do evento articula-se com as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRN para o período de 2010-2019, quais sejam, a expansão de projetos de extensão e, bem assim, do percentual do corpo docente atuando nesse segmento. Tendo em vista que trata-se de evento cuja temática está conectada com as questões dos africanos, afro-brasileiros e indígenas, igualmente responde às diretrizes da extensão universitária previstas no PDI-UFRN, a exemplo do fortalecimento e ampliação de interfaces com movimentos sociais, segmentos produtivos e institucionais. A programação da semana, que integra-se àquela do VII SEPE, é constituída de três mesas-redondas, um workshop, uma palestra de encerramento, uma exposição coletiva de fotografias, um sarau (com lançamento de livros) e grupos de trabalho (para apresentação oral de experiências de ensino, pesquisa e extensão), além de minicursos e oficinas. Na composição das mesas-redondas, principal estratégia de diálogo do evento, optamos por reunir debatedores que, além de acadêmicos, viveram em Portugal e/ou são índios e negros, com militância nos respectivos movimentos, de maneira a contemplarmos diversas possibilidades no trato com a temática Experiências luso-afro-indígenas. No que toca aos trabalhos científicos que serão apresentados nos Grupos de Trabalho, os mesmos serão publicados nos anais do VII SEPE, na modalidade online. Esperamos que a realização da XII Semana de Estudos Históricos possa, além de articular os saberes produzidos entre a comunidade universitária e a sociedade, oportunizar espaço de reflexão para os professores e alunos da rede pública, sobretudo aqueles que interagem com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Subprojeto História, no que diz respeito à atualidade das temáticas que serão levantadas.
PROGRAMAÇÃO
11 de abril de 2016 – segunda-feira
08:00h | Credenciamento. Local: Laboratórios de História.
14:00h | Credenciamento. Local: Laboratórios de História.
19:00h | Solenidade de abertura.
19:30h | Mesa-redonda: Interfaces Brasil-Portugal: vivências, ensino e pesquisa
Coordenador: Prof. Ubirathan Rogério Soares – DHC/UFRN
Debatedores: Prof. Joel Carlos de Souza Andrade – DHC/UFRN; Ms. Rosenilson da Silva Santos – Departamento de História – UERN (Assu); Ms. Avohanne Isabelle Costa de Araújo – Mestre em História (PPGH/UFRN); Ms. Gracineide Pereira dos Santos – Doutoranda em História – Universidade do Minho.
Local: Anfiteatro do CERES.
12 de abril de 2016 – terça-feira
08:00h | Coletiva de fotografias: Historiadores clicam o Seridó.
Coordenação: professores, alunos e egressos do Curso de História do CERES
Local: Estação Livraria
09:00h | Mesa-redonda: Histórias dos índios: vivências, ensino e pesquisa
Coordenador: Prof. Helder Alexandre Medeiros de Macedo - DHC/UFRN
Debatedores: Prof. Luiz Katu – Pedagogo e liderança na comunidade indígena do Katu (Canguaretama-RN); Tayse Michele Campos – Graduanda em História (UERN) e liderança na comunidade indígena do Amarelão (João Câmara-RN); Prof. Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva – DHC/UFRN; Prof. Fábio Mafra Borges – DHC/UFRN.
19:00h | Mesa-redonda: A posse do conhecimento e a evolução da condição humana: Do homem primitivo às redes sociais [programação em conjunto com a do VII SEPE]
Coordenador: Prof. Almir de Carvalho Bueno - DHC/UFRN
Debatedores: a serem definidos
Local: Auditório do CERES.
13 de abril de 2016 – quarta-feira
09:00h | Workshop: Da África ao Brasil: experiências de ensino e pesquisa
Coordenador: Prof. Muirakytan Kennedy de Macêdo - DHC/UFRN
Debatedores: Profª. Solange Pereira da Rocha – Departamento de História - UFPB; Prof. José Pereira de Sousa Júnior – DHC/UFRN.
Local: Bloco D, Sala 1
13:30h | Mini-cursos e oficinas [programação em conjunto com a do VII SEPE]
Local: Blocos A, B e D
19:00h | Grupos de Trabalho (apresentações orais): experiências de ensino, pesquisa e extensão [programação em conjunto com a do VII SEPE]
14 de abril de 2016 – quinta-feira
09:00h | Mesa-redonda: Os liames entre ensino, pesquisa e extensão [programação em conjunto com a do VII SEPE]
Coordenador: a definir
Debatedores: a definir
Local: Auditório do CERES
19:00h | Grupos de Trabalho (apresentações orais: experiências de ensino, pesquisa e extensão [programação em conjunto com a do VII SEPE]
15 de abril de 2016 – sexta-feira
09:00h | Sarau: apresentações artísticas e lançamentos de livros
Local: Laboratórios de História
19:00h | Palestra de Encerramento: Ética e produção de conhecimento [programação em conjunto com a do VII SEPE]
Palestrante: a definir
CALENDÁRIO DO EVENTO [obedecendo ao do VII SEPE]
§ Envio de propostas para oficinas e minicursos: 02 a 15/03/2016
§ Período de inscrição de trabalhos: até 15/03/2016
§ Primeira rodada de correção: 19/03/2016
§ Submissão após correções pelo autor: 26/03/2016
§ Divulgação dos trabalhos aceitos: até 31/03/2016
§ Início do evento: 11/04/2016
§ Término do evento: 15/04/2016
INSCRIÇÕES [obedecendo ao do VII SEPE]
As inscrições serão feitas através do SIGAA Eventos, tanto para a comunidade acadêmica quanto para professores e alunos da rede pública e privada de ensino, bem como, de interessados do grande público.
No tocante às inscrições para os Grupos de Trabalho, estas serão feitas em conjunto com a plataforma de inscrições do VII SEPE (ver Normas em Anexo).
DIVULGAÇÃO
A divulgação da XII Semana de Estudos Históricos do CERES será feita a partir da criação de um hotsite, onde serão disponibilizadas as informações competentes e da disseminação desses mesmos dados no site do VII SEPE. Será criado um e-mail específico para o atendimento de demandas da semana e, também, uma fanpage na rede social Facebook, com o objetivo de promover a divulgação do evento.
Estudantes e professores do Curso de História e de outros cursos do CERES
Estudantes da Rede Pública do município de Caicó e pesquisadores da região do Seridó
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.19.6_1