Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Técnicas de aprendizagem ativa no ensino superior
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 120
Período de Realização: 16/03/2016 a 18/03/2016
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Outra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA Unidades Envolvidas:
ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA / ECT
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Escola de Ciência e Tecnologia, Campus Universitário - UFRN
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: ENCONTRO Carga Horária: 10 Quantidade de Vagas: 120
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91800435

Resumo

A grande velocidade com que as informações fluem entre as pessoas nos dias atuais tornou o modelo clássico de ensino (educação bancária - transmissão da informação do professor ao aluno; Freire, 1982) obsoleto. Por outro lado, o modelo dialético pode ser insuficiente para envolver os alunos devido ao fácil e constante acesso às relações interpessoais por meio das redes sociais. Sendo assim, torna-se de grande importância a utilização de técnicas de sala de aula que coloquem o aluno como protagonista de sua aprendizagem, utilizando o método científico para responder às suas perguntas e adquirir autonomamente seus conhecimentos. Nesse evento, a Professora Sehoya Cotner da Universidade de Minnesota (EUA) irá discutir as vantagens e desdobramentos do uso de técnicas de aprendizagem ativa e da utilização do método científico no ensino superior. Ainda, irá apresentar técnicas de aprendizagem ativa aplicáveis a quaisquer áreas do conhecimento dentro do ensino universitário e técnico. 


Programação

- 16 de março de 2016 - 13:00 às 17:00; Palestra: "Evidence-based teaching and Course -based undergraduate research experiences (CUREs)". Tradução: Ensino baseado em evidências e ensino baseado em experiências de pesquisa em aulas de graduação.

- 18 de março de 2016 - 9:00 às 16:00; Workshop: "Low-effort, high-impact strategies for making your class more active". Tradução: Estratégias de baixo esforço e alto impacto para tornar sua aula mais ativa.


Públicos Alvo

Interno:

Professores, alunos e técnicos


Externo:

Professores e alunos universitários



Membros da Equipe

  SEHOYA HARRIS COTNER
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  BRUNA QUARTAROLO VARGAS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANDRE MEGALI AMADO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  MARCELA APARECIDA CUCCI SILVESTRE
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.15.3