Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Novas Tecnologias no Ensino de Ciências Naturais e Matemática à luz da Teoria Antropológica do Didático: o caso da robótica educacional.
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 9 Público Estimado: 600
Período de Realização: 01/03/2016 a 23/12/2016
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL Unidades Envolvidas:
DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL / DFTE/CCET , PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA / PPGECNM/CCET , CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA / CCET , INSTITUTO METROPOLE DIGITAL / IMD , PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL / MNPEF
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física e Astronomia (LAPEFA)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL UFRN/PROEX No. 011/2015 (PROJETOS DE EXTENSÃO PARA 2016))
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91800391


Resumo

As mudanças sociais decorrentes do surgimento das “novas tecnologias” são patentes e se apresentam em diferentes esferas da atual sociedade. As tecnologias digitais, por exemplo, permeiam o cotidiano, independente do espaço físico, e criam necessidades de vida e convivência que não devem ser ignoradas no meio social, especialmente no espaço escolar. Contudo, a mera presença em sala de aula dos recursos digitais associados a materiais diferenciados, como é o caso da Robótica Educacional, não significa que o processo de ensino e aprendizagem será automaticamente favorecido, é preciso uma avaliação e adequação didático-pedagógica desses materiais, especialmente quando se objetiva ensinar conceitos científicos. Assim, busca-se nesse projeto à formação crítica dos discentes das licenciaturas e dos professores em formação continuada da área de ciências naturais e matemática. Por meio de oficinas e minicursos, pretende-se conscientizá-los a respeito do consumo responsável dos objetos provenientes das novas tecnologias presentes na sociedade em geral, bem como promover a apropriação desses recursos para fomentar o processo de ensino e aprendizagem em atividades didáticas diferenciadas, pautadas em teorias educacionais, a exemplo da Teoria Antropológica do Didático (TAD).


Públicos Alvo

Interno:

Todos discentes das licenciaturas na área de ciências naturais e matemática.


Externo:

Todos professores em formação continuada (especialmente os provenientes do setor público) na área de ciências naturais e matemática.



Membros da Equipe

  MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LUAN MARCELINO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  CAMILLY PETRONILO MARTINS
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  STEPHANY ALVES VASILJEVIC
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  DANIEL MEDEIROS DE ARAÚJO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  RICARDO PEREIRA DO REGO
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO

  LUIZ ARILO OLIVEIRA AGUIAR NETO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  SIMEÃO ERNESTO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  NELSON ION DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MAYARA KALITA MOURA GOMIDES
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LOUIZE RAMOS ANACLETO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  GUSTAVO HERMINIO DE OLIVEIRA PEREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.19.6_1