Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: FATORES SOCIAIS NO INSUCESSO DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 50
Período de Realização: 28/08/2015 a 28/08/2015
Área Principal: MEIO AMBIENTE Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Auditório 1 do DPP - CCHLA
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: COLÓQUIO Carga Horária: 4 Quantidade de Vagas: 50
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91799311

Resumo

O insucesso das políticas públicas tem merecido a atenção de vários especialistas de diferentes domínios disciplinares. A comunicação partilha uma proposta de análise transversal construída a partir de metodologias sobre o agendamento dos temas, assim como do referencial teórico da Sociologia do Ambiente, em particular da Teoria da Modernização Ecológica, da Sociologia do Conflito e da Justiça Ambiental. Teve como objectivo contribuir para a identificação dos factores sociais que possam estar na origem do insucesso das políticas ambientais. Trata-se de uma pesquisa realizada em Portugal a partir das condições favoráveis que o país beneficiou após a adesão à União Europeia (1986), em que temática ambiental entrou definitivamente na agenda política, cívica e mediática, e em que foram construídas grandes infraestruturas, contando com país para o efeito com avultados financiamentos, atransferência de tecnologia e capacitação de recursos humanos e, sobretudo, com o impulso modernizador da própria adesão. Estas condições solucionaram problemas como os lixos urbanos e o abastecimento de água às populações, nas quais o país é exemplar, mas foram insuficientes para resolver o problema dos esgotos e a consequente poluição dos principais rios.A pesquisa traçouuma panorâmica sobre a evolução do problema durante praticamente um século, para depoisaprofundar um estudo de caso, o da bacia hidrográfica do rio Lis, por ser um caso exemplar da não concretização das políticas públicas, reflectindo-se na qualidade da água e no desordenamento do território, e por ser um caso laboratorial do ponto de vista sociológico, relativamente ao qual o estudo mostrou tratar-se de umespelho do país, que ao mesmo tempo anseia atingir patamares europeísta de protecção do ambiente e preserva uma sociedade tradicional assente em vínculos e favores, em que os proveitos da actividade suinícola reforçam a interligação de todos com tudo, directa ou indirectamente.


Programação

Dia 28 de agosto de 2015

Das 9h às 13h

Inscrição gratuita, no local.

Palestra com José Gomes Ferreira, licenciado em Sociologia (ISCTE/UL), mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (ISCTE/UL), doutor em Ciências Sociais (ICS/UL). Integra desde 1998 a equipa do Programa Observa – Observatório de Ambiente e Sociedade, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no âmbito do qual tem colaborado em diversos projetos, destacando-se a plataforma de divulgação de informação ambiental Ecoline – Conhecer mais para Mudar melhor (http://ecoline.ics.ul.pt). Tem igualmente colaborado, entre outros, em projetos sobre a governança da água no âmbito da Diretiva Quadro da Água, sobre a transparência na gestão das bacias hidrográficas e sobre o papel dos municípios  no combate ao impacto da mudança climática.


Públicos Alvo

Interno:

Interessados na temática em discussão.


Externo:



Membros da Equipe

  CAROLINA LUCAS GOMES
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  FABIO FONSECA FIGUEIREDO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  DÁLETE MARIA PAULO DA CRUZ
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  GISELLE DA SILVA MARQUES
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  SARA RAQUEL FERNANDES QUEIROZ DE MEDEIROS
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)
  LUARA RAYSSA ARAÚJO DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Cartaz para divulgação online.



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.12.18