Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 29 de Março de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: II Encontro anual de DENTARGERT: A eficácia do alvo, com base de avaliação de riscos, controle de dengue
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 100
Período de Realização: 13/04/2015 a 17/04/2015
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Engenharias
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMEDICA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Auditório do Hotel Praiamar
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO EXTERNO
Tipo do Evento: ENCONTRO Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 100
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91798511

Resumo

 

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Controle e Combate a Dengue, e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN irão promover a 3ª Reunião da Rede Internacional de Avaliação e Controle da Dengue.

 

O evento acontece em Natal, entre os dias 13 a 17 de abril, às 9h, no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, e discutirá os avanços obtidos na identificação de áreas prioritárias para adoção de novas estratégias de controle da dengue.

 

Na ocasião, estarão presentes cientistas de vários países e também o coordenador geral do Programa Nacional de Controle de Dengue, do Ministério da Saúde, Giovanini Evelim Coelho, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, o secretário estadual de Saúde Pública, Ricardo Lagreca, a reitora da UFRN, Angela Paiva e o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, Ricardo Valentim.

 

“Como é conhecido de toda população brasileira, a Dengue é uma doença letal e que todos os anos tem acometido diversas pessoas no Brasil e no mundo. Hoje diversos estados no Brasil estão com surto de Dengue. Na semana passada o RN decretou estado de calamidade, pois tivemos um aumento de mais 200% de casos notificados como Dengue, em relação ao mesmo período do ano passado”, destaca o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS.

 

A Rede de Internacional foi criada com o propósito de avaliar a eficiência das metas na análise dos riscos e do controle dengue. Neste fórum, será discutida a efetividade do que está sendo feito no que diz respeito à doença, em contexto mundial.  Também serão desenhados novos modelos de controle e combate a moléstia, e a análise de riscos epidemiológicos. 

 

“Hoje há um grande interesse dessa Rede em mudar o processo de trabalho no controle e no combate a dengue, para tanto, buscam-se novas formas de controle, combate e análise de risco. É preciso inovação e efetividade”, comenta Ricardo.

 

O sistema Observatório Nacional da Dengue, desenvolvido pela equipe do LAIS, será discutido com todos os cientistas desta Rede Internacional, e apresentado como uma nova proposta de controle e combate a doença. 

 

"O Observatório Nacional da Dengue é a primeira proposta de mudança no processo de trabalho desde Oswaldo Cruz, e portanto tem um grande potencial para ser mais efetivo no controle e no combate a dengue", afirma Ion de Andrade, médico epidemiologista e colaborador do projeto.  

 

Natal foi escolhida para sediar o evento, devido ao forte trabalho no controle e combate do mosquito Aedes Aegypti, principalmente nos estudos e pesquisas desenvolvidas pelos cientistas da UFRN.

 


Programação

13 de abril:

09:00 - 12:00 - BIENVENIDA; INTRODUCCIÓN e PRESENTACIÓN DE AVANCES POR CADA PAÍS;

14:00 - 17:00 - CONTINUACIÓN DE LAS PRESENTACIONES; LAS DIFERENCIAS Y CONCORDANCIAS ENTRE PAÍSES PARA LA IDENTIFICACIÓN DE [AREAS DE ALTO RIESGO PARA LA TRANSMISSIÓN (AART-DENGUE): DISCUSIÓN.

 

14 de abril:

09:00 - 12:00 - PRESENTACIÓN OBSERVATÓRIO NACIONAL DA DEGUE; MODELOS UTILIZADOS O A UTILIZAR PARA LA IDENTIFICACIÓN DE AART-DENGUE Y LA VALIDACIÓN DE LA ESTRATEGIA DE IDENTIFICACIÓN DE AART-DENGUE;

14:00 - 17:00 - LA ESTABILIDAD DE LOS RIESGOS/AART-DENGUE.

 

15 de abril:

09:00 - 12:00 - TRABAJO EN GRUPO (POR PAIS);

14:00 - 17:00 - CONTINUACIÓN DE LOS ANÁLISIS; ORGANIZACIÓN Y FUNCIONAMIENTO DE LA RED DENTARGET.

 

16 de abril:

09;00 - 12:00 - PRESENTACIÓN DE LOS RESULTADOS POR LOS ESTADÍSTICOS DE LA CONTINUACIÓN DE ANÁLISIS + DISCUSIÓN;

14:00 - 17:00 - PASOS SIGUIENTES PARA TERMINAR LA ETAPA DE IDENTIFICACIÓN DE AART-DENGUE; DISCUSIÓN PRELIMINAR SOBRE EL DISEÑO DE LA FASE DE INTERVENCIÓN Y LA DEFINICIÓN DE LA INTERVENCIÓN.

 

17 de abril:

09:00 - 12:00 - VISITA AL TERRENO.

 

 

 

 

 

 

 


Públicos Alvo

Interno:

a reitora da UFRN, Angela Paiva e o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, Ricardo Valentim e toda equipe do LAIS/HUOL.


Externo:

Na ocasião, estarão presentes cientistas de vários países e também o coordenador geral do Programa Nacional de Controle de Dengue, do Ministério da Saúde, Giovanini Evelim Coelho, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, o secretário estadual de Saúde Pública, Ricardo Lagreca.



Membros da Equipe

  KARILANY DANTAS COUTINHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  DANILO ALVES PINTO NAGEM
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  HELIO ROBERTO HEKIS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  JOSIANE ARAÚJO DA CUNHA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.12.15