Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA OS PROGRAMAS MAIS MÉDICOS E MAIS ESPECIALIDADES
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 5 Público Estimado: 20000
Período de Realização: 01/07/2015 a 30/06/2017
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Engenharias
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMEDICA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Plataforma AVASUS
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91798366


Resumo

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Foi instituído pela Lei n. 12.871 de 22 de outubro de 2013, com várias frentes para resolver os problemas existentes na assistência médica das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Neste sentido, observa-se no país uma enorme disparidade da relação de médico/habitantes entre os Estados. Além de uma questão distributiva, enfrenta-se também uma escassez na oferta de médicos. Com essas questões em mente, ações com efeito de longo prazo foram adotadas com a intenção de expandir as faculdades de medicina no País, além de ampliar o número de vagas nos cursos de graduação de residência. Assim, medidas de curto prazo também foram adotadas para amparar as regiões mais necessitadas do País e gerar impactos sobre seus indicadores de saúde. Para isso, realizou-se o Projeto Mais Médicos para o Brasil que incentiva médicos brasileiros e estrangeiros a atuarem nessas áreas. Esta ação foi motivada por retrato estatístico do sistema de saúde que evidencia, entre outros aspectos, a má relação de médicos existentes no país. Na mesma direção do programa Mais Médico, de ampliar e garantir o acesso aos serviços de saúde, o programa “Mais Especialidades pretende garantir o acesso rápido de pacientes a consultas com especialistas, além da realização de exames e outros procedimentos. Assim, o Ministério da Saúde tem como meta instalar, em todas as regiões do País, uma rede de unidades especializadas integradas, com consultas de pediatria, ginecologia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia, oncologia, entre outras áreas. Além das consultas, as clínicas vão oferecer tratamentos, reabilitação e exames. Neste contexto, o objetivo do programa ”Mais Especialidades visa possibilitar ao paciente fazer as consultas, exames e tratamentos” no mesmo lugar, sem demora e no tempo certo. A meta é criar um serviço que garanta agilidade no atendimento do médico especialista, aquele que vai cuidar de um problema de coração, ou aquele ortopedista. E, ao mesmo tempo, garantir acesso a exames laboratoriais. No que tange aos aspectos tecnológicos o apoio do Ministério da Saúde neste campo poderá ajudar as Escolas Técnicas de Saúde a cumprirem suas metas no âmbito da formação permanente dos trabalhadores de nível médio na area da saúde, uma vez que há uma grande demanda nacional de qualificação e/ou requalificação destes profissionais. Atualmente uma modalidade de ensino que se adequa a realidade da RET-SUS é a Educação à Distância, uma vez que amplia o acesso permitindo a formação em escala. Destaca-se aqui uma total consonância as diretivas nacionais do Ministério da Saúde, sobretudo pelos investimentos que a SGTES (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde) tem feito nesses últimos anos em projetos cujo propósito é a formação de trabalhadores da saúde na modalidade a distância. Neste mesmo espectro é importante destacar que existe um problema que é pertinente dos processos de formação na modalidade à distância.Tal problemática está relacionado ao uso das tecnologias da informação e comunicação. No caso específico do Ministério da Saúde é importante destacar que não há ainda uma plataforma nacional para realização de cursos na modalidade àdistância(AmbienteVirtualdeAprendizagem‐AVA) que sirva de referencia para as instituições de ensino, sejam estas de nível médio ou de ensino superior. Esse fator tem diversas implicações, a primeira delas reflete diretamente nos custos dos financiamentos dos cursos para qualificação dos trabalhadores do SUS, uma vez que geralmente estes são reaplicados a cada vez que um novo curso é demandado. O Segundo reflete na falta de integração da informação no âmbito do processo formativo do trabalhador do SUS. Essa segunda, tem implicação direta no processo de gestão da informação, desdobrando em dificuldades no planejamento e consequentemente no processo de tomada de decisão e dimensionamento no que tange a formação permanente e continuada do trabalhador do SUS. Neste contexto, o Projeto AVASUS tem a finalidade de desenvolver uma plataforma nacional para formação do trabalhador do SUS, especificamente a cursos na modalidade ä distancia. Tal plataforma deverá servir de referencia para que quaisquer instituição de ensino possa fazer uso da mesma no desenvolvimento dos cursos ora financiados pelo Ministério da Saúde. O objeto do presente projeto é implantar 20 (vinte) cursos de extensão para os Programas Mais Médicos e Mais Especialidades, utilizando-se a plataforma intitulada de AVA-SUS que além de prover um ambiente virtual de aprendizagem, mesma irá disponibilizar um sistema de gerencia e processamento da informação dos cursistas até[e mesmo para os egressos, cujo proposito é fomentar a gestão da informação no âmbito do Ministério da Saúde, uma vez que estará disponível para todas as instituições parcerias, uma vez que estará disponível para todas as instituições parceiras uma base dados única – aspecto muito positivo e que não existe hoje em nenhuma das esferas (Federal, Estadual e Municipal). A velocidade de expansão de Estratégias de qualificação na Atenção Básica para o uso racional dos encaminhamentos ao setor secundário da saúde (Exames e Especialistas) comprova a necessidade de adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. A consolidação dessa estratégia, entretanto, precisa de processos que envolvam gestores, equipes técnicas e profissionais de saúde. Para firmá-la é necessária a aquisição constante de conhecimento técnico-científico; a substituição da visão curativa pela visão prognostica (no sentido da prevenção e promoção da saúde individual e coletiva) e a capacidade de produzir resultados positivos que impactem sobre os principais indicadores de saúde e de qualidade de vida da população. A construção do Sistema Único de Saúde avançou de forma substantiva nos últimos anos, e a cada dia se fortalecem as evidências da importância da Atenção Primaria à Saúde (APS) nesse processo. Os esforços dos governos nas diferentes esferas administrativas (federal, estaduais e municipais), da academia, dos trabalhadores e das instituições de saúde vêm ao encontro do consenso de que ter a Atenção Primária à Saúde como base dos sistemas de saúde é essencial para um bom desempenho destes. A Atenção Básica considera o sujeito em sua singularidade, complexidade, integralidade, e inserção sociocultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável. Assim, o presente projeto justifica-se pela possibilidade de ampliação substantiva da base de conhecimentos para o Programa Mais Médicos e Mais Especialidades atraves dos 20 (vinte) cursos de extensão, atraves de um conjunto articulado de recursos e conhecimentos, organizado para responder às necessidades de saúde da população, tornando-se fundamental para que os problemas de saúde possam ser conhecidos, enfrentados e resolvidos.


Públicos Alvo

Interno:

Professores, alunos e pesquisadores


Externo:

Todos os atores sociais envolvidos nos Programas Mais Médicos e Mais especialidades.



Membros da Equipe

  KARILANY DANTAS COUTINHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LAWRENCE CEZAR MEDEIROS ARAUJO DE MOURA
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)

  RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  HELIO ROBERTO HEKIS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ALLYSON BRUNO CAMPOS BARROS VILELA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  JOÃO PAULO QUEIROZ DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  JAILTON CARLOS DE PAIVA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  CINTIA BEZERRA DA HORA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  DANIELE MONTENEGRO DA SILVA BARROS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  PHILIPPI SEDIR GRILO DE MORAIS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JANETE LIMA DE CASTRO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MARCEL DA CÂMARA RIBEIRO DANTAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  PABLO HOLANDA CARDOSO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  DANILO ALVES PINTO NAGEM
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  RODRIGO DANTAS DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  JANAÍNA LUANA RODRIGUES DA SILVA VALENTIM
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  GIVELDNA MARIA COSTA PEREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)

  BRUNO GOMES DE ARAUJO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  JOSE MACEDO FIRMINO FILHO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  JORGE LUIZ DE CASTRO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  JANIO GUSTAVO BARBOSA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  ROBINSON LUIS DE SOUZA ALVES
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)


Ações das quais faz parte

2015 - Mais médicos para o Brasil: fortalecendo a educação permanente e a inovação das práticas na atenção primária em saúde


Lista de Fotos

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