Ação vinculada ao projeto de extensão PJ0022015: Quartas Demográficas. Ciclo de seminários do Programa de PósGraduação em Demografia da UFRN.
Na definição da alíquota de contribuição de RPPS é necessário considerar algumas premissas, como probabilidade de ter ou não cônjuge e filhos e a diferença de idade para com eles, as probabilidades de morte, invalidez, ingressar e sair do mercado de trabalho. Neste trabalho analisamos como variações observadas nessas funções podem afetar a capacidade de pagamento dos benefícios desses planos previdenciários para diferentes tamanhos populacionais. Para tanto, desenvolveu-se um modelo de microssimulação aplicável a populações abertas e fechadas. Os resultados mostram a sensibilidade da capacidade de pagamento ao tamanho populacional e às mudanças nas tendências dessas funções demográficas.
Palestra | 25.03.2015 | 14h30 | Anfiteatro A do CCET
O efeito de variações nas funções demográficas na capacidade de pagamento de benefícios de planos previdenciários de servidores públicos
Cristiane Silva Corrêa - Depto de Demografia e CiênciasAtuariais (DDCA) /UFRN
Discentes dos cursos de graduação (ciências sociais, geografia, estatística, políticas públicas, economia, entre outros) e pósgraduação (demografia, ciências sociais, estudos urbanos e regionais, economia, entre outros)
Pesquisadores, gestores de políticas públicas, público em geral
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.15.3