Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: CONDUTAS QUE PODEM SALVAR VIDAS.
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 320
Período de Realização: 09/02/2015 a 11/12/2015
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE FARMACIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Salas de aula ou auditórios das escolas públicas e privadas da Cidade de Natal
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL no 012/2014 UFRN/PROGRAD/PROPESQ/PROEX/PPG (PROJETOS INTEGRADOS PARA 2015))
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91797817


Resumo

Os benefícios esperados no processo ensino-aprendizagem dos alunos de graduação vinculados ao projeto são a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de primeiros socorros e também repassarem esse conhecimento aos alunos de escolas de ensino médio do município de Natal. Como retorno para o curso de farmácia pode-se considerar a contribuição que o profissional farmacêutico pode dar para evitar/minimizar acidentes domésticos e o também apoio em casos acidentes. Para os professores da UFRN esse projeto proporciona a aproximação com a sociedade e assim revela o quanto a universidade pode contribuir para o seu desenvolvimento. De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, define os Primeiros socorros como a prestação de ajuda imediata a uma pessoa doente ou ferida até à chegada de ajuda profissional. Centra-se não só no dano físico ou de doença, mas também com o atendimento inicial, incluindo o apoio psicológico para pessoas que sofrem emocionalmente devido a vivência ou testemunho de um evento traumático. O melhor é conseguir treino em primeiros socorros antes de se precisar usar os procedimentos em quaisquer situações de emergência. Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são atendimento de vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou atendimento de pessoas que passem mal: apoplexia (ataque cardíaco), ataques epilépticos, convulsões, etc. Tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado. Ao informar as autoridades, deve-se ser direto e preciso sobre as condições da(s) vítima(s) e o local da ocorrência. É muito importante salientar que para a abordagem de uma vítima primeiro você deverá ter ideia do contexto geral da situação, pois apenas com uma pré-avaliação do local é que se pode conhecer o tipo de vítima com a qual se está lidando. A ocorrência pode ser classificada como clínica (mal súbito, problemas fisiológicos) ou trauma (mecanismos de troca de energia). A avaliação da cena também é importante para que se possam dimensionar os riscos potenciais existentes na cena, prevenindo assim que a pessoa que tem o intuito de aplicar os primeiros socorros não se torne mais uma vítima da ocorrência. A avaliação de cena é dividida em quatro fases: 1.segurança - verificar se a cena é segura para ser abordada; 2.cinemática do trauma- verificar como se deu o acidente ou sinistro; 3.bioproteção; 4.triagem/contagem de vítimas. Todo procedimento de primeiros socorros deve começar com a avaliação das condições da(s) vítima(s). Devem-se observar sinais (tudo o que se observa ao examinar uma vítima: respiração, pele fria, palidez, etc.), sintomas (é o que a vítima informa sobre si mesma: náusea, dor, vertigem, etc.) e sinais vitais (sinais cuja ausência ou alteração indica grave irregularidade no funcionamento do organismo. São eles: pulso (batimentos cardíacos), respiração, pressão arterial e temperatura. Existem estudos à luz das evidências científicas atuais que a dor pode ser considerada o quinto sinal vital, uma vez que somente os vivos sentem dor. Desta forma um ponto importante tanto para o socorrista profissional ou leigo será em primeiro momento avaliar o nível de consciência de sua vítima usando um parâmetro muito simples, chamado A.V.D.S.: A (ALERTA); V (RESPONDE À VOZ); D (RESPONDE À DOR) e S (SEM RESPOSTA). Este projeto tem como objetivos compreender noções básicas de atendimento inicial às vítimas de acidentes; identificar o tipo de emergência clínica apresentada; aplicar técnicas e procedimentos de Primeiros Socorros para o atendimento inicial apropriados a cada tipo de emergência, aplicar os conceitos e procedimentos necessários para obter suporte básico de vida, aplicar corretamente os procedimentos e técnicas para movimentar vítimas de acidentes, e Aplicar corretamente os procedimentos e técnicas de atendimento em situações simuladas. Como metodologia, serão realizadas em salas ou auditórios, cujo foco é desenvolver noções básicas de atendimento inicial às vítimas de diferentes tipos de acidentes. Exposição e discussão do conteúdo com a utilização de material visual de apoio; Apresentação de casos fictícios conduzido pelo instrutor, com a exposição de situações de atendimento à vítimas em diversos tipos de emergências; Instrução por vídeo sobre os procedimentos para atendimento a emergências; Análise de fotos e ilustrações sobre os conceitos, as técnicas e os procedimentos de primeiros socorros; Utilização de manequins para a aplicação e prática dos procedimentos; Aplicação de técnicas de imobilização com a utilização de talas; Manuseio de materiais de primeiros socorros (bandagens, talas, polímeros de impermeabilização térmica, dentre outros). Ao final das palestras, os alunos das escolas de ensino médio deverão: Compreender os benefícios dos conhecimentos de Primeiros Socorros; Identificar os perigos que cercam o aluno, em casa e na escola; e Apontar medidas de segurança para evitar acidentes.


Públicos Alvo

Interno:

Alunos dos curso de gradução da UFRN


Externo:

Alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas da Cidade de Natal



Membros da Equipe

  PAULA RAFAELA DE LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ALINE BRUNA DA SILVA PINHEIRO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDRE GUSTAVO GADELHA MAVIGNIER DE NORONHA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  IDIVALDO ANTONIO MICALI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  RAND RANDALL MARTINS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  FRANCISCA SUELI MONTE MOREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  NEY MOURA LEMOS PEREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ALMARIA MARIZ BATISTA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARIA CELIA RIBEIRO DANTAS DE AGUIAR
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  IVONETE BATISTA DE ARAUJO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARCELLE LEANDRO DA SILVA PEREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  MARCEL LIMA RIBEIRO DANTAS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Apresentação dos procedimentos e condutas

[Foto não Encotrada!]

Simulação

[Foto não Encotrada!]

simulação



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