Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Apresentação do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos – Qualificando profissionais para o RN
Ano: 2014 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 120
Período de Realização: 07/11/2014 a 07/11/2014
Área Principal: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Engenharias
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMEDICA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Escola de Ciência & Tecnologia da UFRN
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: PALESTRA Carga Horária: 2 Quantidade de Vagas: 120
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91796991

Resumo

A cidade de Ceará-Mirim é um dos 16 municípios que compõem a Região do Mato Grande e possui uma população de 71.856 habitantes (IBGE/2012), distribuídos demograficamente entre os seus 740 km² de área. Localiza-se acerca de 30 km da capital do Estado, Natal. Historicamente, sua economia é baseada essencialmente nas atividades agrícolas, em especial na cultura canavieira. No entanto, outras atividades vêm se desenvolvendo na região atualmente, como o comércio e serviços. Esse desenvolvimento tem gerado a necessidade de qualificação técnica e tecnológica na cidade e região, o que levou o município a ser contemplado com um Campus do IFRN, dentro dos objetivos da fase III de expansão da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, proposta pelo Governo Federal.

Com o objetivo de oferecer qualificação e profissionalização para os moradores da cidade e região, o Campus Ceará-Mirim do IFRN foi instalado em um terreno de 100.000m2, dos quais, 11.690,20m2 foram destinados a áreas construídas. Para essa instalação foram investidos cerca de R$ 9.500.000,00 (Nove milhões e quinhentos mil reais). Sua estrutura física dispõe de um prédio principal com 31 salas administrativas, 12 salas de aulas, 8 laboratórios e biblioteca; um prédio anexo com lanchonete, refeitório, setor de saúde e 18 laboratórios; um auditório para 200 pessoas, um parque esportivo com campo de futebol oficial , pista de atletismo oficial, piscina semiolímpica e um Núcleo de Educação Física e Artes. 

Planejado para ser um polo de tecnologia na região, o Campus terá seu foco de atuação nos eixos de Informação e Comunicação e de Ambiente e Saúde. Dentro desses eixos, serão oferecidos novos cursos como o de Programação de Jogos Digitais e Equipamentos Biomédicos, além de cursos já consolidados no IFRN, como os Cursos Técnicos em Informática e de Manutenção e Suporte em Informática. A escolha desses cursos deu-se devido à carência de profissionais qualificados nessas áreas de atuação, tanto na cidade de Ceará-Mirim como nas cidades circunvizinhas.

O Campus foi inaugurado no dia 02 de outubro de 2013, quando estiveram presentes a Presidenta da República, Dilma Rousseff, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, o Prefeito da Cidade, Antônio Peixoto, o Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, o Diretor-Geral Pro Tempore do Campus, José Álvaro de Paiva, além de outras autoridades das esferas federal, estadual e municipal. As atividades letivas foram iniciadas no dia 30 do mesmo mês, com quatro turmas de vinte alunos para os cursos de Operador de Computador e Reparador de Circuitos Eletrônicos, pelo programa PRONATEC/Bolsa Formação. Estes cursos foram planejados dentro dos eixos tecnológicos de atuação do Campus.

Para o ano de 2014, as ações do programa PRONATEC serão ampliadas através do oferecimento de cursos voltados às atividades agrícolas e de atendimento à saúde, incluindo iniciativas dentro do programa Mulheres Mil. Para isso, está sendo planejada uma agenda de visitas às várias comunidades e representantes da sociedade civil, com o objetivo de ouvir as demandas e os anseios da população.

Além de oferecer cursos técnicos, o Campus Ceará-Mirim desenvolverá ações de extensão e pesquisa, que contribuirão para o desenvolvimento social e econômico da região de Ceará-Mirim e do Território do Mato Grande, buscando sempre a integração do Campus com a sociedade local.


Programação

Programação:

Palestra: Apresentação do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos do IFRN - Campus Ceará Mirim

Horário: 18:30h as 20h.

Escola de Ciência e Tecnologia - Campus Central Natal (Sala 05)

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes e Doscentes da Escola de Ciência & Tecnologia e Engenharia da UFRN.


Externo:



Membros da Equipe

  BRENO MEIRA MOURA DE AMORIM
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  JOSE ALVARO DE PAIVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  CÉSAR AUGUSTO NORONHA E SOUSA FILHO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  KARILANY DANTAS COUTINHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MATHEUS ANDRÉ COUTINHO FERREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  CAROLINE DANTAS VILAR
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  PAULO VICTOR DE AZEVEDO GUERRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.12.18