Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: II NEUROAÇÃO: DIVULGANDO A NEUROCIÊNCIA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE SANTA CRUZ/RN
Ano: 2014 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 17 Público Estimado: 300
Período de Realização: 26/11/2014 a 28/11/2014
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - FACISA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: SANTA CRUZ - RN
Espaços de Realização: FACISA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL DE APOIO A EVENTOS INTEGRADOS 2014.2)
Tipo do Evento: MOSTRA Carga Horária: 18 Quantidade de Vagas: 150
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91796292

Resumo

         O II Neuroação: Divulgando a Neurociência nas Escolas do Ensino Médio da rede Pública de Santa Cruz/RN visa proporcionar oportunidades para que os estudantes de graduação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) e do ensino médio da rede pública do Município de Santa Cruz/RN possam desenvolver suas potencialidades intelectuais acerca da Neuroanatomia e da Neurofisiologia.

O I Neuroação surgiu a partir das atividades de monitoria desenvolvidas em 2013 junto aos estudantes de nutrição e fisioterapia da FACISA, os quais tornaram os conteúdos da neurociência mais acessíveis através do desenvolvimento de estratégias de ensino criativas, participativas e inovadoras, como: i) elaboração de dinâmicas sobre as sensações gustativas e olfatórias;  ii) elaboração de jogos lúdicos sobre diferentes condições patológicas no sistema nervoso, como Miastenia Grave, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Parkinson, Huntington, Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE), entre outros; iii) apresentação de peças teatrais sobre dor em membros fantasmas, efeito placebo e dependência de algumas substâncias (cafeína, nicotina, álcool); iv) produção de materiais informativos sobre a importância da realização de atividades físicas no auxílio do sistema nervoso para a manutenção do equilíbrio do corpo e sobre a importância da vitamina D e outros alimentos na transmissão de impulsos nervosos, além de outros processos importantes, como a consolidação de memórias. Tais atividades foram desenvolvidas durante a execução do projeto Monitoria em Morfologia e Fisiologia Humana: Uma Intervenção no Ensino Superior Baseada na Atenção à Saúde. De uma forma geral, este projeto visou à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Morfologia e Fisiologia Humana através da utilização de metodologias de ensino criativas, participativas e inovadoras. Atualmente, as referidas atividades estão sendo desenvolvidas como parte do projeto Iniciação à Docência em Morfologia e Fisiologia Humana: Uma Interação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, o qual objetiva integrar a FACISA com as escolas do ensino médio da Rede Pública. Durante tais atividades, como os Cursos de Férias de Morfologia, observou-se que os alunos do ensino médio apresentaram maior dificuldade em relação aos conteúdos da neurociência, principalmente devido à deficiência de metodologias facilitadoras do aprendizado nas escolas da Rede Pública de Santa Cruz/RN.

Com a execução do II Neuroação, daremos continuidade às atividades extensionistas desenvolvidas nas escolas de ensino médio da Rede Pública de Santa Cruz/RN como estratégia para promover a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem básico e superior. Contudo, para dar continuidade à presente proposta, é necessário fortalecer a equipe de monitores que participaram do Cursos de Férias de Morfologia bem como obter recursos para o desenvolvimento das atividades vinculadas ao II Neuroação. É importante salientar que a maioria dos discentes de graduação da FACISA que atuaram como monitores dos Cursos de Férias de Morfologia estudaram em escolas públicas na região do Seridó e Trairi do RN e reconhecem a importância do desenvolvimento de novas estratégias educacionais que visem à melhoria das condições do ensino básico.

Durante o II Neuroação serão utilizadas metodologias de ensino participativas como estratégia para estimular o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes de graduação da FACISA acerca da Neurociência. Os temas serão abordados através de palestras, vídeos, aulas práticas, jogos lúdicos, maquetes e discussão de artigos científicos que utilizarão a Neurociência para o estudo de doenças.

O II Neuroação será de extrema importância para o processo de integração dos conteúdos uma vez que promoverá uma maior correlação entre a morfofisiologia do sistema nervoso e as práticas clínicas a serem realizadas pelos discentes da FACISA durante os estágios finais para conclusão do curso de graduação. Dessa forma, os discentes dos cursos de enfermagem, fisioterapia e nutrição farão uma projeção de como os profissionais de sua área deverão agir diante de pacientes apresentando condições patológicas do sistema nervoso, como Alzheimer, Huntington, doenças neurodegenerativas, entre outros. Esta etapa será fundamental para promover a interdisciplinaridade e preparar os discentes da FACISA para o atendimento multiprofissional em saúde.

As atividades a serem desenvolvidas durante o II Neuroação serão propostas pelos discentes dos cursos de Nutrição e Fisioterapia que irão cursar os componentes curriculares de Morfologia e Fisiologia Humana no semestre 2014.2, sob orientação dos docentes e com o auxílio dos monitores dos referidos componentes curriculares. Após a conclusão do módulo de morfofisiologia do sistema nervoso, os  discentes irão elaborar um projeto com o objetivo de contribuir para o aprendizado da neurociência tanto para os estudantes de graduação da FACISA bem como para os estudantes do ensino médio da Rede Pública de Santa Cruz/RN. Para tanto, o projeto deveráabordar a problemática, a justificativa e os objetivos do projeto; os tipos de metodologias a serem desenvolvidas; os materiais necessários para a execução dos objetivos propostos; os resultados esperados tanto para o desenvolvimento dos discentes de graduação da FACISA bem como para os discentes do ensino médio da Rede Pública de Santa Cruz/RN.

Os discentes serão avaliados quanto às etapas de; i) elaboração do projeto; ii) divulgação do projeto nas Escolas Públicas do Ensino Médio; iii) execução do projeto na FACISA; e iv) desenvolvimento do relatório final. Este último deverá conter uma descrição de todas as etapas do II Neuroação, desde a elaboração até a execução do projeto, bem como um relato do discente sobre a sua participação no evento e o papel dos docentes orientadores e monitores desde a elaboração até a execução do projeto. Os melhores projetos receberão prêmios dos docentes envolvidos no evento, como livros de Morfologia e Fisiologia Humana, em parceria com editoras que aceitem em patrocinar o II Neuroação.

O evento terá duração de 3 dias (26 a 28 de novembro de 2014) e ocorrerá no Laboratório de Morfologia e Fisiologia Humana da FACISA, bem como nas salas de aula da FACISA. As atividades serão desenvolvidas em período integral (9:00 às 12:00h e 14:00 às 17:00h). A divulgação do II Neuroação nas escolas de ensino médio da Rede Pública será realizada pelos monitores de Morfologia e Fisiologia Humana junto com os docentes envolvidos no evento e ocorrerá nos meses de setembro a outubro de 2014. Será feito um planejamento junto aos professores de biologia para permitir a participação de um maior número possível dos estudantes do ensino médio durante as atividades propostas. Os professores de biologia também serão estimulados a utilizar as metodologias desenvolvidas durante a execução do II Neuroação em suas aulas.

       Dessa forma, durante a realização do II Neuroação serão desenvolvidas inúmeras atividades que visem: i) integrar a Universidade com a Comunidade Externa de forma a propiciar novas oportunidades educacionais para os estudantes do ensino médio da rede pública de Santa Cruz/RN; e ii) propiciar aos alunos de graduação da FACISA uma sólida formação teórica articulada à prática profissional e social, os quais se apropriarão de conhecimentos, habilidades e atitudes que consolidarão suas competências a serem construídas no ensino, na pesquisa e na extensão, ratificando a importância da execução deste evento.

 

 

 

 


Programação


Públicos Alvo

Interno:

Discentes de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição


Externo:

Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Santa Cruz/RN



Membros da Equipe

  DAYANNE LOPES GOMES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JORGE LUIZ DANTAS DE MEDEIROS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  FHARLLEY LOHANN DE MEDEIROS RODRIGUES DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  ADRIANO ARAÚJO DE CARVALHO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  NIEGIA GRACIELY DE MEDEIROS ALVES
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  JAÍSIA LIMA DE MEDEIROS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  TULIO FELIPE VIEIRA DE MELO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JULLIANE TAMARA ARAUJO DE MELO CAMPOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  ARONES BRUNO DE SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  JOSE FELIPE COSTA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  PEDRO RAFAEL DE SOUZA MACÊDO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  ROBISON CARLOS SILVA COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  DEBORA JOYCE DUARTE DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  FERNANDA THAIS FERREIRA DE SANTANA SOARES
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  DANIELE MARIA LOPES PINHEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  IANNE DAVILA LIMA SOARES
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  JANE CARLA DE SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  JOYCIMARA DA SILVA SALES DE MEDEIROS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  SHEYSE DA SILVA CORTEZ GOMES
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  DAIANE PONTES BEZERRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  LUIS CÉSAR DE MEDEIROS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

I Neuroação 4

[Foto não Encotrada!]

I Neuroação 5

[Foto não Encotrada!]

I Neuroação 6

[Foto não Encotrada!]

I Neuroação 1

[Foto não Encotrada!]

I Neuroação 2

[Foto não Encotrada!]

I Neuroação 3



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.12.18