Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 28 de Março de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Vínculos de sentidos entre marcas e consumidores: uma trajetória teórico-metodológica no campo comunicacional
Ano: 2013 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 30
Período de Realização: 14/08/2013 a 16/08/2013
Área Principal: COMUNICAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Auditório da Antropologia sala C5 - setor 2
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: MINI CURSO
Tipo do Evento: Carga Horária: 12 Quantidade de Vagas: 30
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794259

Resumo

 

Comunicação e consumo e seus caminhos epsitemológicos; objetos e métodos para o estudo das interações marcas e consumidores e seus vínculos de sentidos. Estudo das tipologia dos rituais e  dos vínculos de sentidos como dispositivos midiáticos.

 

A evidente mediação e mediatização do consumo tem manifestado significativos contornos  dos sentidos da vida social , isto é, a relação pessoa-objetos/mercadorias vem mediada e mediatizada por marcas e publicidade na vida cotidiana que participam de processos de co-fabricação das realidades de consumo. Os rituais de consumo seriam conforme (McCracken, 2003) os articuladores  de transferências de significados simbólicos do mundo da produção para a vida dos indivíduos, mantendo ou alterando os valores dos contextos em que tais interações se dão.  Torna-se premente estudar a mediatização dos consumos pelas marcas e sistema publicitário, considerando os vários setores da vida material e suas marcas de produtos e serviços, para descortinar  as micro-relações que dão sentido ao sistema macro de valores de um dado contexto social e seus sujeitos.

  


Programação

 

 

Conteúdo dos encontros

 

1 - A comunicação no encontro dos fundamentos da pesquisa semiodiscursiva e antropo-cultural;

 

2 - A questão  do ritual de  consumo e sua articulação como dispositivo midiático do sistema publicitário;

Os vínculos de sentidos sígnicos-materiais e signicos-simbólicos entre outros vínculos;

 

3 - Caminhos para os estudos dos vínculos de sentidos entre marcas e consumidores.

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Alunos mestrandos da Pós Graduação em Estudos da Mídia.


Externo:



Membros da Equipe

  ENEUS TRINDADE BARRETO FILHO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  KEIVILANY JANIELLE DE LIMA COELHO
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  MARIA ANGELA PAVAN
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Lista de Fotos

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