Comunicação e consumo e seus caminhos epsitemológicos; objetos e métodos para o estudo das interações marcas e consumidores e seus vínculos de sentidos. Estudo das tipologia dos rituais e dos vínculos de sentidos como dispositivos midiáticos.
A evidente mediação e mediatização do consumo tem manifestado significativos contornos dos sentidos da vida social , isto é, a relação pessoa-objetos/mercadorias vem mediada e mediatizada por marcas e publicidade na vida cotidiana que participam de processos de co-fabricação das realidades de consumo. Os rituais de consumo seriam conforme (McCracken, 2003) os articuladores de transferências de significados simbólicos do mundo da produção para a vida dos indivíduos, mantendo ou alterando os valores dos contextos em que tais interações se dão. Torna-se premente estudar a mediatização dos consumos pelas marcas e sistema publicitário, considerando os vários setores da vida material e suas marcas de produtos e serviços, para descortinar as micro-relações que dão sentido ao sistema macro de valores de um dado contexto social e seus sujeitos.
Conteúdo dos encontros
1 - A comunicação no encontro dos fundamentos da pesquisa semiodiscursiva e antropo-cultural;
2 - A questão do ritual de consumo e sua articulação como dispositivo midiático do sistema publicitário;
Os vínculos de sentidos sígnicos-materiais e signicos-simbólicos entre outros vínculos;
3 - Caminhos para os estudos dos vínculos de sentidos entre marcas e consumidores.
Alunos mestrandos da Pós Graduação em Estudos da Mídia.
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