Nos últimos três anos, o programa Pró-Saúde integrando-se aos PET-Saúde da Família, Vigilância em Saúde e Saúde Mental fomentados pelos Ministérios da Educação e Saúde do Brasil, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal(SMS/Natal) e Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), vem constituindo-se como um instrumento importante para a qualificação dos profissionais da Atenção Primária, mediante a constituição de grupos tutoriais, envolvendo profissionais da Estratégia de Saúde da Família, professores, monitores e alunos para o redirecionamento da formação de estudantes dos cursos de graduação da área da saúde, sintonizada com as necessidades sociais, levando em conta as dimensões históricas, econômicas e culturais da população, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um importante avanço em direção ao fortalecimento da flexibilidade curricular nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação da UFRN sintonizado com a melhoria do ensino, pesquisa e extensão, com vistas a formação profissional de excelência acadêmica e relevância social, atenta ao acelerado ritmo de crescimento de evolução do conhecimento, às mudanças do mundo do trabalho, orientada por processos metodológicos inclusivos, dialógicos e críticos, proporcionando a apropriação de conhecimentos, habilidades e valores que consolidem as competências indispensáveis ao desenvolvimento sustentável da sociedade. Esses avanços resultam de esforços intra e interinstitucionais articulados ao Sistema Único de Saúde (SUS), mediados pelos cenários de práticas reais em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, em direção ao cumprimento do preceito da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, no sentido de compreendê-la como a busca pela integração das atividades educativas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolvidas à formação técnica e cidadã do estudante de graduação e pós-graduação (residências e mestrados multiprofissionais), através da produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias, buscando incorporar o conceito do trabalho em rede na saúde, a integralidade da atenção e qualificação dos cuidados em saúde aos processos formativos. Convém registrar que essas dinâmicas têm fortalecido a atualização dos projetos pedagógicos internamente na UFRN, em busca de atender as demandas do mercado de trabalho e da sociedade. O SUS vem ampliando as responsabilidades municipais na garantia de acesso aos serviços de saúde com base na sua descentralização (regionalização) e reorganização funcional. Na busca por um modelo de atenção integral, a vigilância em saúde situa-se entre as principais propostas de mudança na organização das práticas de saúde. Esta preconiza uma transformação do saber e das práticas sanitárias por meio da redefinição do objeto, da reorientação do processo de trabalho e da reorganização dos serviços de saúde.
Alunos dos cursos da área de saúde; Professores da UFRN e Preceptores dos Serviços de saúde
crianças menores de 1 ano e gestantes usuários dos serviços de saúde da rede pública do municipio de Natal/RN
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