Hoje é bem sabido que a informação cresce em um volume muito grande e ganha fácil volatilidade, devido ao Ciberespaço e as Infovias da Informação. Imerso nesse ambiente, estão os profissionais da área da saúde que necessitam se (re)qualificarem permanentemente, uma vez que esse universo de dados e informações devem ser absorvidos, processados e elaborados a fim de se construir novos conhecimentos, sendo esse um fator mandatório no cotidiano dos profissionais de saúde. Motivado por esse contexto, apresenta-se o presente projeto, o qual pretende desenvolver uma proposta dinâmica, moderna e factível, cujo propósito é a melhoria do ensino na área de Ultrassonografia na graduação e nas residências médicas, notadamente na de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Para tanto, utilizando-se das tecnologias educacionais modernas baseadas nos sistemas de informação e comunicação, tendo em seu escopo principal o uso de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O ganho efetivo em aplicar um AVA nas rotinas da residência médica está na capacidade de se estender o ambiente de ensino, pois o mesmo, assim como o ciberespaço rompe com os limites espaços-temporais, levando em seu bojo, dispositivos de interaçõespreceptor/residente, residente/residente, residente/conteúdo em situações síncronas e assíncronas o que possibilita múltiplas formas de transmissões de informações e conhecimentos. Isso por meio de ferramentas ou objetos de aprendizagem, tais como: bate-papo (chat), vídeo conferências, fórum de discussão, tutoriais, inserções de textos, imagens estáticas e vídeos. Um aspecto relevante a ser considerado nessa proposta é que esses fatores apresentados serão desenvolvidos em um AVA de maneira estruturada e sob orientação de um preceptor dos médicos residentes em Radiologia e Diagnóstico por imagem, especificamente na área de Ultrassonografia. A presente proposta de trabalho, tem como um de seus instrumentos a aplicação de dispositivo virtual, que será efetivamente um grande aliado no processo ensino/aprendizagem na área de Ultrassonografia diagnóstica, pois será um mecanismo que irá compor com o formato tradicional (presencial) do ensinar-aprender. O processo aplicado durante o percurso desse mestrado profissional irá permitir a construção de uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas e em experiências vividas anteriormente, criando um ambiente de flexibilidade no estudo da Ultrassonografia, estimulando o envolvimento com ferramentas computacionais e ao pensamente crítico, coerente e objetivo, levando a escrita de laudos de melhor qualidade, fazendo com que o preceptor e o médico residente assumam mais responsabilidades no que propõe e nas suas respostas à comunidade de pacientes.
Residentes de Radiologia, Residentes de Cirurgia e Alunos de Medicina
Discentes de graduação e pós-graduação
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