O aspecto mediador da administração manifesta-se de forma peculiar na gestão educacional, pois neste meio os fins a serem realizados relacionam-se à emancipação cultural de sujeitos, para os quais a apropriação do saber se apresenta como elemento decisivo na construção de sua cidadania. Por esse motivo, tanto o conceito de qualidade da educação quanto o de democratização de sua gestão ganham novas configurações. O primeiro está situado na concepção de produto educacional que transcende a mera exposição de conteúdos e de conhecimento, para ser construído em resultado de prática social que permite atualizar o educando em todas as dimensões do saber. O segundo, ultrapassando os limites da democracia política, articula-se com a noção de controle democrático do Estado pela população como condição necessária para a construção de uma verdadeira democracia social que, no âmbito da unidade escolar, assume a participação da população nas decisões, no duplo sentido de direito dos usuários e de necessidade da escola para o bom desempenho de suas funções. Nesta perspectiva, o presente projeto visa, portanto, o desenvolvimento e a implantação de um ambiente de gestão pública da educação de forma sistêmica e norteado pela adoção de softwares livres na área educacional, os quais são fomentados pelo Governo Federal e pelo Ministério de Educação. Desta forma, permeando todos o níveis do processo de gestão escolar, o qual permitirá ao gestor público e também a sociedade acompanhar o desenvolvimento dos indicadores da educação, bem como, de criar novos indicadores direcionados a qualidade da escola pública.
Gestores da Educação Básica e Fundamental
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.15.3