Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a polí­tica de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Polí­tica de cookies. Para saber como a UFRN trata os dados, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em Ciente.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Março de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Políticas e Gestão da Educação Básica: Um Estudo de Caso na Implantação do I-EDUCAR no Município de Jardim do Seridó – RN
Ano: 2010 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 1200
Período de Realização: 02/08/2010 a 01/08/2011
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMEDICA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: JARDIM DO SERIDÓ - RN
Espaços de Realização: Escolas Municipais e Secretaria de Educação do Município
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/2807773


Resumo

O aspecto mediador da administração manifesta-se de forma peculiar na gestão educacional, pois neste meio os fins a serem realizados relacionam-se à emancipação cultural de sujeitos, para os quais a apropriação do saber se apresenta como elemento decisivo na construção de sua cidadania. Por esse motivo, tanto o conceito de qualidade da educação quanto o de democratização de sua gestão ganham novas configurações. O primeiro está situado na concepção de produto educacional que transcende a mera exposição de conteúdos e de conhecimento, para ser construído em resultado de prática social que permite atualizar o educando em todas as dimensões do saber. O segundo, ultrapassando os limites da democracia política, articula-se com a noção de controle democrático do Estado pela população como condição necessária para a construção de uma verdadeira democracia social que, no âmbito da unidade escolar, assume a participação da população nas decisões, no duplo sentido de direito dos usuários e de necessidade da escola para o bom desempenho de suas funções. Nesta perspectiva, o presente projeto visa, portanto, o desenvolvimento e a implantação de um ambiente de gestão pública da educação de forma sistêmica e norteado pela adoção de softwares livres na área educacional, os quais são fomentados pelo Governo Federal e pelo Ministério de Educação. Desta forma, permeando todos o níveis do processo de gestão escolar, o qual permitirá ao gestor público e também a sociedade acompanhar o desenvolvimento dos indicadores da educação, bem como, de criar novos indicadores direcionados a qualidade da escola pública.


Públicos Alvo

Interno:

Gestores da Educação Básica e Fundamental


Externo:



Membros da Equipe

  RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JOAO MARCOS TEIXEIRA LACERDA
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  DIEGO RODRIGUES DE CARVALHO
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR
  BRUNO GOMES DE ARAUJO
Categoria: DISCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  MARCEL DA CÂMARA RIBEIRO DANTAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  DENNER OLIVEIRA DE ARAUJO CARDOSO NAVARRO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  PRISCILLA CIBELLE OLIVEIRA DE SOUZA FIRMINO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.16.9