Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Políticas e Gestão da Educação Básica: Um Estudo de Caso na Implantação do I-EDUCAR no Município de Jardim do Seridó – RN
Ano: 2010 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 1200
Período de Realização: 02/08/2010 a 01/08/2011
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMEDICA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: JARDIM DO SERIDÓ - RN
Espaços de Realização: Escolas Municipais e Secretaria de Educação do Município
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/2807773


Resumo

O aspecto mediador da administração manifesta-se de forma peculiar na gestão educacional, pois neste meio os fins a serem realizados relacionam-se à emancipação cultural de sujeitos, para os quais a apropriação do saber se apresenta como elemento decisivo na construção de sua cidadania. Por esse motivo, tanto o conceito de qualidade da educação quanto o de democratização de sua gestão ganham novas configurações. O primeiro está situado na concepção de produto educacional que transcende a mera exposição de conteúdos e de conhecimento, para ser construído em resultado de prática social que permite atualizar o educando em todas as dimensões do saber. O segundo, ultrapassando os limites da democracia política, articula-se com a noção de controle democrático do Estado pela população como condição necessária para a construção de uma verdadeira democracia social que, no âmbito da unidade escolar, assume a participação da população nas decisões, no duplo sentido de direito dos usuários e de necessidade da escola para o bom desempenho de suas funções. Nesta perspectiva, o presente projeto visa, portanto, o desenvolvimento e a implantação de um ambiente de gestão pública da educação de forma sistêmica e norteado pela adoção de softwares livres na área educacional, os quais são fomentados pelo Governo Federal e pelo Ministério de Educação. Desta forma, permeando todos o níveis do processo de gestão escolar, o qual permitirá ao gestor público e também a sociedade acompanhar o desenvolvimento dos indicadores da educação, bem como, de criar novos indicadores direcionados a qualidade da escola pública.


Públicos Alvo

Interno:

Gestores da Educação Básica e Fundamental


Externo:



Membros da Equipe

  RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JOAO MARCOS TEIXEIRA LACERDA
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  DIEGO RODRIGUES DE CARVALHO
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR
  BRUNO GOMES DE ARAUJO
Categoria: DISCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  MARCEL DA CÂMARA RIBEIRO DANTAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  DENNER OLIVEIRA DE ARAUJO CARDOSO NAVARRO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  PRISCILLA CIBELLE OLIVEIRA DE SOUZA FIRMINO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



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