Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Junho de 2026

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA (13.87)
Código: PPGEM0007
Nome: COMUNICAÇÃO E GÊNERO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Gênero enquanto categoria analítica para compreender os fenômenos históricos e sociais. Estudos das questões de gênero e teorias feministas. Identidade e estereótipos de gênero. Relações entre mídia, gênero e sexualidades dissidentes. Representações midiáticas da comunidade LGBTQIAPN+. O corpo como território político de disputas. Fundamentos teóricos e perspectivas metodológicas dos estudos de gênero e suas aplicações na análise de produtos culturais e midiáticos.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. DE LAURETIS, Teresa (1994). A tecnologia do gênero. Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura, 206-242. FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017. FRASER, Nancy. Mapeando a imaginação feminista: da redistribuição ao reconhecimento e à representação. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 2007, 15(2): 240. SCOTT Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade 1990 16(2):5-22 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BIROLI, Flávia. Autonomia e desigualdades de gênero: contribuições do feminismo para a crítica democrática. Vinhedo: Editora Horizonte, 2013.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.20.4_1