Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (13.28)
Código: PPGARC0027
Nome: PROCESSOS DE CRIAÇÃO E ESTÉTICAS EM ARTES CÊNICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: COMPETENCIA
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudos práticos-teóricos de criatividade artística; vivências criativas interdisciplinares em interfaces com as estéticas contemporâneas das artes cênicas; Pensamento criador através da reflexão sobre experiências e métodos em processos de criação; Limites e Deslocamentos da Cena em um conceito ampliado de processos de criação e estéticas contemporâneas nas artes cênicas; O real, o político e o comum nos processos de criação da cena contemporânea.
Referências: Bibliografia obrigatória: GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2013. TADEU, Tomaz. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. THORTON, Sarah. O que é um artista? Rio de Janeiro: Zahar, 2015. Bibliografia complementar: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009. AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos. São Paulo: Boitempo, 2017. BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017. LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/abr 2002. p. 51-59 LIPOVETSKY, Gilles. A Era do Vazio. Ensaios sobre o Individualismo Contemporâneo. São Paulo: Edições 70, 2016. MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. In: Performance, exilio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2002. SAFLATE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Autêntica, 2016. SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2010.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.19.5