Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 07 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (13.00.00.11)
Código: PPGAV0022
Nome: CURSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Apresentação e discussão dos referenciais teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem no magistério superior. Aspectos didáticos que devem nortear uma atuação ética no estágio docência. Instruções para elaboração e submissão no SIGAA do Plano de Atuação e Relatório Final do Estágio Docência, denominado Docência Assistida na UFRN.
Referências: FRANCO, M. Amélia S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do Ensino superior? Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 9, n. 15 p. 147-166 jul./dez. 2013. BARBOSA, Ana Mae. Pela democratização das artes: a virada educacional dos artistas. REVISTA MUSEU, v. 1, p. 1-3, 2023. _____________. Lutas pela decolonização da arte e da educação: Gênese da abordagem triangular do ensino e das artes. IN-VISIBILIDADES (LISBOA), v. 18, p. 9-19, 2023. _____________.Paulo Freire decolonizador. Revista Cogitare, v. 5, p. 32-37, 2022. _____________.Redesenhando o Desenho: educadores, política e história. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2015. _____________.Arte / Educación: textos seleccionados. 1. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aire: CLACSO; Universidad Nacional de las Artes, 2022. VALENTE José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Editora UFPR, Edição Especial n. 4, p. 79-97, 2014.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.19.4