Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (15.67)
Código: MPEENSA0010
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PARA O ENSINO EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina tem como objetivos aplicar conceitos e técnicas de metodologia científica, com ênfase nos métodos quantitativos, propiciando o entendimento de todas as etapas necessárias na elaboração de projetos de pesquisa relacionados com o ensino na área da saúde. Esse módulo engloba a capacitação para o desenvolvimento de procedimentos investigativos na área do Ensino em Saúde, incluindo o planejamento, implementação e avaliação de processos educacionais, bem como a geração/divulgação de conhecimento científico relevante.
Referências: Albert M, Rowland P, Friesen F, Laberge S. Interdisciplinarity in medical education research: myth and reality. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2020 Dec;25(5):1243-1253. doi: 10.1007/s10459-020-09977-8. Epub 2020 Jun 24. PMID: 32583329; PMCID: PMC7704507. Gisondi MA, Michael S, Li-Sauerwine S, Brazil V, Caretta-Weyer HA, Issenberg B, Giordano J, Lineberry M, Olson AS, Burkhardt JC, Chan TM. The Purpose, Design, and Promise of Medical Education Research Labs. Acad Med. 2022 Sep 1;97(9):1281-1288. doi: 10.1097/ACM.0000000000004746. Epub 2022 May 24. PMID: 35612923. Wilhite JA, Altshuler L, Zabar S, Gillespie C, Kalet A. Development and maintenance of a medical education research registry. BMC Med Educ. 2020 Jun 19;20(1):199. doi: 10.1186/s12909-020-02113-5. PMID: 32560652; PMCID: PMC7305610. Minayo, MCS. O Desfio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo. 8 ed HUCITEC 2004. Chizzotti, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo. Cortez.1995. Boet S, Sharma S, Goldman J, Reeves S. Review article: medical education research: an overview of methods. Can J Anaesth. 2012; 59(2):159-70. Frye A, Hemmer P. Program evaluation models and related theories: AMEE Guide No. 67. Medical Teacher. 2012; 34: e288–e299 Amaral E et al. An educational international partnership responding to local needs: process Evaluation of the Brazil Faimer Institute. Education for Health 2012; 25:116-123. Burdick WP et al. Measuring the effects of an international health professions faculty development fellowship: the FAIMER Institute, Med Teacher, 2010; 32:414-421. Mennin S et al. Project-based faculty development by international health professions educators: Practical strategies. Medical Teacher 2012, e1–e7 Ringsted C, Hodges B, Scherpbier A. 'The research compass': an introduction to research in medical education: AMEE Guide no. 56.Med Teach. 2011;33(9):695-709. Lyra, MG, Gomes, RC, Jacovine, LAG (2009). O Papel dos Stakeholders na Sustentabilidade da Empresa: Contribuições paraConstrução de um Modelo de Análise. RAC v13, p: 39-52 . Disponível em http://www.anpad.org.br/rac

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.19.5