| Ementa/Descrição: |
A disciplina tem como objetivos aplicar conceitos e técnicas de metodologia científica, com ênfase nos métodos quantitativos, propiciando o entendimento de todas as etapas necessárias na elaboração de projetos de pesquisa relacionados com o ensino na área da saúde. Esse módulo engloba a capacitação para o desenvolvimento de procedimentos investigativos na área do Ensino em Saúde, incluindo o planejamento, implementação e avaliação de processos educacionais, bem como a geração/divulgação de conhecimento científico relevante. |
| Referências: |
Albert M, Rowland P, Friesen F, Laberge S. Interdisciplinarity in medical education research: myth and reality. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2020 Dec;25(5):1243-1253. doi: 10.1007/s10459-020-09977-8. Epub 2020 Jun 24. PMID: 32583329; PMCID: PMC7704507.
Gisondi MA, Michael S, Li-Sauerwine S, Brazil V, Caretta-Weyer HA, Issenberg B, Giordano J, Lineberry M, Olson AS, Burkhardt JC, Chan TM. The Purpose, Design, and Promise of Medical Education Research Labs. Acad Med. 2022 Sep 1;97(9):1281-1288. doi: 10.1097/ACM.0000000000004746. Epub 2022 May 24. PMID: 35612923.
Wilhite JA, Altshuler L, Zabar S, Gillespie C, Kalet A. Development and maintenance of a medical education research registry. BMC Med Educ. 2020 Jun 19;20(1):199. doi: 10.1186/s12909-020-02113-5. PMID: 32560652; PMCID: PMC7305610.
Minayo, MCS. O Desfio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo. 8 ed HUCITEC 2004.
Chizzotti, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo. Cortez.1995.
Boet S, Sharma S, Goldman J, Reeves S. Review article: medical education research: an overview of methods. Can J Anaesth. 2012; 59(2):159-70.
Frye A, Hemmer P. Program evaluation models and related theories: AMEE Guide No. 67. Medical Teacher. 2012; 34: e288e299
Amaral E et al. An educational international partnership responding to local needs: process Evaluation of the Brazil Faimer Institute. Education for Health 2012; 25:116-123.
Burdick WP et al. Measuring the effects of an international health professions faculty development fellowship: the FAIMER Institute, Med Teacher, 2010; 32:414-421.
Mennin S et al. Project-based faculty development by international health professions educators: Practical strategies. Medical Teacher 2012, e1e7
Ringsted C, Hodges B, Scherpbier A. 'The research compass': an introduction to research in medical education: AMEE Guide no. 56.Med Teach. 2011;33(9):695-709.
Lyra, MG, Gomes, RC, Jacovine, LAG (2009). O Papel dos Stakeholders na Sustentabilidade da Empresa: Contribuições paraConstrução de um Modelo de Análise. RAC v13, p: 39-52 . Disponível em http://www.anpad.org.br/rac
|