Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (16.00.48)
Código: PPGCI0022
Nome: ESTÁGIO DOCENTE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Formação do professor universitário: articulação ensino, pesquisa e extensão. O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem. Finalidade e características do estágio supervisionado na pós-graduação em ciência da informação. Habilidades docentes para uma efetiva ação pedagógica na sala de aula universitária. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano de atuação e relatório final do Estágio Docente.
Referências: Bibliografia Básica FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. CHINAS, A. G.; FONSECA, J. M. C. Docencia y liderazgo en las ciencias de la información documental: un acercamiento. Revista Interamericana de Bibliotecología (Colombia), v. 38, n. 1, 2015. SOUZA, F. C.; FLORIDI, L.; REYES, A. A. M. Docência e ética na ciência da informação no Brasil. Informação & Informação, v. 18, n. 3, 2013. Bibliografia complementar DANTAS, Anne Cristine da Silva. De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019. DOI: 10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15762. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15762. Acesso em: 22 jul. 2024. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Conselho universitário. Resolução Nº 041/2019-CONSEPE, de 23 de abril de 2019. Regulamenta as Atividades de Assistência à Docência. Disponível em: https://ppg.ufrn.br/pagina.php?a=comissao_cp#. Acesso em: 22 jul. 2024. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Conselho universitário. Resolução Nº 197/2013-CONSEPE, 10 de dezembro de 2013. Dispõe sobre Normas dos Programas e Cursos de Pós-Graduação. Disponível em: https://ppg.ufrn.br/pagina.php?a=comissao_cp#. Acesso em: 22 jul. 2024. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Conselho universitário. RESOLUÇÃO Nº008/2022-CONSEPE, de 21 de junho de 2022. Dispõe sobre o regulamento geral dos Programas e Cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. Disponível em: https://ufrn.br/resources/documentos/regulamentos/regulamento-dos-cursos-de-posgraduacao-UFRN.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.

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