Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (16.00.48)
Código: PPGCI0006
Nome: COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Competência crítica em informação: abordagem conceitual e bases epistemológicas. Importância da competência crítica em informação na sociedade contemporânea. Competência crítica em mídia e informação. A Competência crítica como agente contra a desinformação. Uso de critérios e ferramentas para a avaliação crítica de informações. Tendências e Desafios em Competência Crítica em Informação.
Referências: ARRUDA, Anderson Matheus Alves; ALVES, Adriana Lopes. Construções epistemológicas e o papel do sujeito ativo no processo da informação a partir da competência crítica em informação: uma análise de caso. Revista Conhecimento em Ação, n. 2, v. 4, p. 111-124, 2019. BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marco (Org.). Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: IBICT, 2022. – (Coleção PPGCI 50 anos). BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marco André Feldman; SALDANHA, Gustavo da Silva. Competência crítica em informação como crítica à competência em informação. Informação & Sociedade: Estudos, n. 3, v.29, 2019. MCNICOL, Sarah. Critical Literacy for Information Professionals. London: Facet. 2016. SCHNEIDER, Marco. CCI/7: Competência crítica em informação (em 7 níveis) como dispositivo de combate à pós-verdade. In: BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marco; PIMENTA, Ricardo; SALDANHA, Gustavo (org.). iKritika: estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Gramond, 2019. p. 73-116.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.15.8