Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL (17.00.10)
Código: BEF0035
Nome: REDAÇÃO CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Centrada no pensamento crítico e científico, a disciplina tem como proposta o exercício da redação científica visando a publicação dos resultados das pesquisas realizadas no PPGBIOEF em periódicos internacionais indexados. Dessa forma, a disciplina contempla a compreensão e a redação das diferentes seções de um artigo (título, resumo, introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão) pautada na linguagem científica adequada. Ainda, nesse contexto, será discutida a elaboração do “graphical abstract” do artigo científico através do emprego do software BioRender. De forma complementar, a disciplina explorará os elementos que antecedem a redação científica do artigo (a busca direcionada de artigos nas plataformas nacionais e internacionais mais difundidas na área de ciências biológicas e da saúde, leitura crítica de artigos científicos, criação e manipulação da biblioteca de dados em softwares gerenciadores de referências bibliográficas como o EndNote e o Zotero). Adicionalmente, os elementos que sucedem a redação científica do artigo também serão examinados, com ênfase na etapa da submissão do artigo científico (identificação e escolha assertiva da revista científica que melhor corresponde ao estado da arte do artigo, formatação do artigo seguindo as instruções aos autores que são fornecidas pelas revistas, política editorial e o processo de revisão por pares, incluindo os critérios e motivos para rejeição do manuscrito).
Referências: Bordage G. Reasons reviewers reject and accept manuscripts: The strengths and weaknesses in medical education reports. Acad Med. 2001; 76:889-896. Da Veiga, J. E. Como elaborar seu projeto de pesquisa. USP/PROCAM, 1996. Kallet RH. How to write the methods section of a research paper. Respir Care. 2004; 49:1229-1232. Marconi, M. de A., Lakatos, E. M. Técnicas de pesquisa. 5ed. Editora Atlas, 2002. Murphy A, Bolderston A. Writing your first paper Part 2: Submission, review, and post-publication. J Med Imaging Radiat Sci. 2022; 53(3):478-486. Nahata MC. Tips for writing and publishing an article. Ann Pharmaco. 2008; 42:273-277. Rudio, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 4ed. Editora Vozes, 2007. Sara Moore. Submitting a Manuscript to a Scientific Journal. Respir Care. 2023; 68(9):1314-1319. Volpato, G. L. Bases teóricas para redação científica...por que seu artigo foi negado? Editora Cultura Acadêmica, 2007. Volpato, G. L. Dicas para redação científica. 3ª.ed. Editora Cultura Acadêmica, 2010. Volpato, G. L. Método lógico para redação científica. 2ª.ed. Editora Best Writing, 2017. Volpato, G. L. Publicação científica. 3ª.ed. Editora Cultura Acadêmica, 2008.

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