Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (15.70)
Código: PGF0033
Nome: SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fomento da análise crítica e reflexiva de pesquisas atuais no campo da linguagem. Desenvolver pensamento crítico para o desenvolvimento de pesquisas na área e para seleção/implementação das melhores práticas relacionadas à linguagem, à luz dos preceitos da ciência e das melhores evidências científicas disponíveis.
Referências: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-V. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 2. STEVENS, E. A., PARK, S., & VAUGHN, S. A Review of Summarizing and Main Idea Interventions for Struggling Readers in Grades 3 Through 12: 1978–2016. Remedial and Special Education, 40(3), 131–149. https://doi.org/10.1177/0741932517749940, 2020. 3. GALUSCHKA, K, GÖRGEN, R, KALMAR, J, HABERSTROH, S, SCHMALZ, X, SCHULTE-KÖRNE, G. Effectiveness of spelling interventions for learners with dyslexia: A meta-analysis and systematic review, Educational Psychologist, 55:1, 1-20, DOI: 10.1080/00461520.2019.1659794, 2020. 4. FLANAGAN, D.P, ORTIZ, S.O, ALFONSO, V.C, MASCOLO, J.T. The achievement test desk reference. 2º Edition. John Wiley & Sons, 2006. 5. SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L.G.P. Transtornos de linguagem escrita: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2016. 6. SALLES, J.F. NAVAS, A.L. Dislexias do desenvolvimento e adquiridas. São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2017.

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