Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (15.70)
Código: PGF0028
Nome: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO
Carga Horária Teórica: 120 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 120 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo do desenvolvimento do sistema auditivo e vestibular, princípios do diagnóstico audiológico. Análise dos procedimentos comportamentais e eletrofisiológicos no diagnóstico. Reflexão sobre o diagnóstico diferencial dos transtornos de processamento auditivo central. Intervenção em Audiologia por meio dos Dispositivos Eletrônicos Auxiliares à Audição e outros equipamentos de acessibilidade auditiva. Reabilitação Auditiva da Infância à Terceira Idade. Introdução à Otoneurologia. Fundamentos e Interpretação da Avaliação clínica, funcional e instrumental do equilíbrio corporal. Fundamentos, Indicações e Planejamento da Reabilitação Vestibular. Casos clínicos – Interface entre avaliação, diagnóstico e reabilitação.
Referências: 1. SCHOCHAT et al. Tratado de Audiologia. 3a. ed. São Paulo: Editora Manole, 2022. 792p. 2. MADELL, J.R.; FLEXER, C. Pediatric audiology: diagnosis, technology, and management. New York: Thieme. 2008. 3. MENEZES, P.L. et al. Tratado de Eletrofisiologia para audiologia. 1. Ed. São Paulo: BookToy, 2019. 4. MUSIEK F.; BARAN, J.A. The auditory system: anatomy, pshysiology, and clinical correlates. 2 Ed. San Diego: Plural Publishing. 2020. 5. PEREIRA, L.D.; SCHOCHAT E. Testes Auditivos Comportamentais para Avaliação do Processamento Auditivo Central, Barueri, São Paulo: Pró-Fono; 2011.82p. 6. SANCHEZ, T.G. Quem disse que zumbido não tem cura? H Maxima, 2021. 7. SATALOFF, Joseph; SATALOFF Robert T. Hearing loss. 4a. ed: Taylor & Francis, 2005. 8. SEEWALD, R.; THARPE, A.M. Comprehensive Handbook of Pediatric Audiology. San Diego. Plural Publishing. 2011. 9. TYE-MURRAY, N. Foundations of aural rehabilitation : children, adults, and their family members. San Diego, Ca: Plural Publishing Inc, 2020.

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