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Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (15.70)
Código: PGF0006
Nome: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA II
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Base da comunicação e competência comunicativa em apresentações orais. Modalidades de comunicação científica. Planejamento das apresentações científicas. Recursos tecnológicos para a apresentação científica. Assertividade na comunicação em eventos científicos. Comunicação verbal e não verbal em contexto científico.
Referências: 1. ALLEY, M. The craft of scientific presentations: critical steps to suceed and critical erros to avoid. New York: Springer, 2013. 2. ALLEY, M; NEELEY, N.Rethinking the Design of Presentation Slides: A Case for Sentence Headlines and Visual Evidence. Technical COMMUNICATION. 2005; 52(4): 417-26. 3. ALMEIDA, A.A.F.; BEHLAU, M.; LEITE, J.R. Correlação entre ansiedade e performance comunicativa. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (Impresso), v. 16, p. 384-389, 2011. 4. CARMO, J.S.; PRADO, P.S.T. Apresentação de trabalho em eventos científicos: comunicação oral e painéis. Interação em Psicologia, 2005, 9(1):131-142. 5. GARNER, J.K.; ALLEY, M.P. Slide structure can influence the presenter’s understanding of the presentation’s content. International Journal of Engineering Education. 2016; 32:39-54. 6. KYRILLOS, L.R. (org.). Expressividade: da Teoria à Prática. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. 7. LUCKMAN, A.P.; BURIN, C.K. Manual de comunicação científica. Santa Catarina: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, 2016. 8. SCHWABISH, J. Better presentations: a guide for scholars, researchers, and wonks. New York: Columbia University Press, 2017. 9. SILVA, ASR; MENDES, LS; NÓBREGA, PP. PRODUÇÃO DE AULAS REMOTAS : Tutoriais e Guias Didáticos. Fortaleza : Grupo Educação, Tecnologia e Saúde da Universidade Federal do Ceará, 2020. 10. VASCONCELLOS, L.; OTTA, E. Comparação do comportamento gestual entre maus e bons oradores durante a comunicação em público. Psicologia em Revista. v.9, n.13, p.153-158, 2003.

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