Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA (12.85)
Código: POP4119
Nome: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Diretrizes Curriculares e propostas pedagógicas de cursos superiores. Perfil do professor universitário: articulação ensino, pesquisa e extensão. Interdisciplinaridade. O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem. Processos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos: planejamento, metodologias e avaliação. Habilidades docentes para uma efetiva ação pedagógica na sala de aula universitária. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano e relatório de Atuação.
Referências: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. A. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004. BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996. Brasília: 1996. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em 06 fev. 2014. BRASIL. MEC LEGIS. Brasília: 2013. Disponível em: <meclegis.mec.gov.br>. BORDENAVE, J. D.; GODOY, A. S. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, Daniel A. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997. MASETTO, M. T. (org.). Docência na universidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008. MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. PEREIRA. A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2001. PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008. SVINIKI, M.; MCKEACHIE, W. (orgs.). Dicas de ensino: estratégias, pesquisa, teoria para professores universitários. São Paulo: Cengage Learning, 2013. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005. VEIGA, I. P. A. (org.). Técnicas de ensino: porque não? Campinas: Papirus, 2005. ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. ZABALSA, M. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.13.8