Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTE (15.00.01)
Código: NSF0054
Nome: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Natureza da ciência e seu papel nas sociedades. Concepções teóricas e filosóficas da construção do pensamento contemporâneo. Tipos de conhecimento (senso comum, filosófico, religioso e científico) e sua relação com os serviços de saúde. Produção do conhecimento em saúde coletiva e saúde da família.
Referências: ALVES, R. O que é científico. São Paulo: Edições Loyola, 2007. Disponível em: http://www.polbr.med.br/arquivo/arquivo_99.htm. Acesso em 20 de outubro de 2014. AMORIM, K. P. C. Ética em pesquisa no sistema CEP-CONEP brasileiro: reflexões necessárias. Cienc. Saúde coletiva., Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 1033-1040, Mar. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 81232019000301033&lng=en&nrm=iso. CAMARGO JÚNIOR, K. R. A economia política da produção e difusão do conhecimento biomédico. In: CAPONE, S. et al. Medicalização da vida – ética, saúde pública e indústria farmacêutica. Palhoça: Unisul, 2012. CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Ed. Círculo do livro, 1982. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 25. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2012. FREIRE-MAIA, N. A ciência por dentro. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021. MORIN, E. Ciência com consciência. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. OLIVEIRA, A. S. et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.21