Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (16.72)
Código: MPGP0006
Nome: GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: As pessoas e os sistemas de gestão nas organizações; Características da gestão de pessoas no Setor Público; Gestão de competências e gestão de conhecimento; Formas contratuais e regimes de trabalho; Carreiras: estruturação dos cargos e funções no Setor Público; Treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações públicas; Avaliação de Desempenho Individual; Remuneração e gestão por competências; Motivação, clima e qualidade de vida no trabalho; Metodologia para avaliação da gestão dos recursos humanos no setor público; Tendências e desafios à gestão de pessoas no Setor Público.
Referências: BERGUE, S.T. Gestão estratégica de pessoas no setor público. São Paulo: Atlas, 2014. BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Recursos Humanos. Relatório final da Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal - 2009: a democratização das relações de trabalho: um novo olhar sobre a política de gestão de pessoas da Administração Pública Federal. Brasília: MPOG, 2009; BRESSER-PEREIRA, L.C. A Nova política de recursos humanos. In: Bresser-Pereira, L.C.. Reforma o Estado para a Cidadania: a reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional. São Paulo: Editora 34, 1998. CARDOSO JUNIOR, J.C.; NOGUEIRA, R. P. Ocupação no setor público brasileiro: tendências recentes e questões em aberto. Revista do Serviço Público - RSP, Brasília: ENAP, v. 62, n. 3, 2011, p. 237-260. CARVALHO, A. Ivo de et al. Escolas de governo e gestão por competências: mesaredonda de pesquisa-ação. Brasília: ENAP, 2009. CRUZ, R.. Carreiras burocráticas e suas transformações: o caso dos gestores governamentais no Brasil. In: Loureiro, M. R.; Abrucio, F. L; Pacheco, R. S. Burocracia e política no Brasil: desafios para a ordem democrática no século XXI. São Paulo: FGV, 2010, p.307-328. DANTAS, C; CORTOPASSI, M; PONTES, S. Avaliação do desempenho de servidores em estágio probatório. Casoteca de Gestão Pública, Brasília: ENAP, 2006. ______________.Servidores postos em disponibilidade na área de Recursos Humanos por problema de desempenho. Casoteca de Gestão Pública, Brasília: ENAP, 2006. ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Brasil). Experiências de avaliação de desempenho na Administração Pública Federal. Brasília: ENAP, 2000. 94 p. (Cadernos ENAP, 19). LONGO, F. Metodologia para avaliação da gestão dos recursos humanos no setor público. Traduzido por: José Mariano Tavares Júnior. Natal: SEARH/RN, 2007. 132 p. Originalmente apresentado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - Barcelona - 2002. MARCONI, N. Características de uma política estratégica de recursos humanos. In: Medeiros, P. C. & Levy, E. (Orgs.). Construindo uma nova gestão pública. Natal,RN: SEARH- RN, 2010, p. 111- 113. MÓL, A.L.R. (et.al.). Clima organizacional na administração pública. Rio de Janeiro: FGV, 2010. ONU. Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais. (2006). A Gestão de pessoas como um recurso estratégico. Revista do Serviço Público - RSP, Brasília: ENAP, v. 57, n. 3, 2006, p. 389-426, jul./set. PACHECO, R.S. Profissionalização, mérito e proteção da burocracia no Brasil. In: Loureiro, M. R.; Abrucio, F. L. & Pacheco, R. S. Burocracia e política no Brasil: desafios para a ordem democrática no século XXI. São Paulo: FGV, 2010, p.278- 30. PANTOJA, M. J.; Camões, M. R. de S. & Bergue, S. T. (Orgs.). Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: ENAP, 2010. PEREIRA, L. de S. Falta de compromisso ou despreparo organizacional? Conflitos de jornada de trabalho no serviço público. Casoteca de Gestão Pública, Brasília: ENAP, 2011. PIRES, A. K. et. al. Gestão por Competências em Organizações de Governo: mesaredonda de pesquisa-ação. Brasília: ENAP, 2005. PORTO, M. A. Gestão pública e o absenteísmo da força de trabalho: reflexões preliminares. In: Medeiros, P. C. & Levy, E. (Orgs.). Construindo uma nova gestão pública. Natal,RN: SEARH-RN, 2010, p. 91-110. SANTOS, A. P. dos. Conhecimentos, habilidades e atitudes: o conceito de competências no trabalho e seu uso no setor público. Revista do Serviço Público – RSP, Brasilia: ENAP, V.62, n.4, 2011, p. 369-386, out/dez. SELDEN, S. C. Inovações e tendências globais nas práticas de gestão de recursos humanos. In: Peters, G. B. & Pierre, J. (Orgs.).Administração Pública. Coletânea. São Paulo, SP: Editora Unesp, 2010. p.79-97. SILVA, F. M. da & Mello, S. P. T. A noção de competência na gestão de pessoas: reflexões acerca do setor público. Revista do Serviço Público - RSP, Brasília: ENAP, v. 62, n. 2, 2011, p. 167-183, abr./jun. TELLE, C. A difícil arte de gerir pessoas. Revista do Serviço Público - RSP, Brasília: ENAP, v. 56, n. 3, 2005, p. 341-348, jul. /set.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.15.8