Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (16.72)
Código: MPGP0003
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Natureza do conhecimento; O conhecimento, seus níveis e características; O Processo de construção da ciência; Objetivo e papéis da ciência, teoria e fato; Relacionamento entre ciência, teoria, fato, pesquisa e método; Ética em Pesquisa. Plágio e Autoplágio. O método científico (os métodos e técnicas de pesquisa); Estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão); Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, estudo de caso, pesquisa-ação, pesquisa participante, DSR, pesquisa bibliográfica e documental; Técnicas de coleta de dados: observação direta, entrevistas e questionários;Técnicas de análise de dados: qualitativas (análise de conteúdo, análise do discurso, netnografia), quantitativas (análises estatísticas e multivariadas).
Referências: MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da componente e elaboração de trabalhos monográficos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009 VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2006. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 14. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015 KOLLER, S. H.; COUTO, M. C.; VON HOHENDORFF, J. Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. LODI, J. B. A entrevista: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1991. MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. RICHARDSON, Roberto Jarry e colaboradores. Pesquisa Social: método e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005. COOPER, Harris. Research synthesis and meta-analysis: A step-by-step approach. Sage publications, 2016. FERENHOF, Helio Aisenberg; FERNANDES, Roberto Fabiano. Passo-a-passo para construção da Revisão Sistemática e Bibliometria. http://www.igci. com. br/artigos/passos_rsb.pdf>. Acesso em, v. 7, n. 07, p. 2015, 2013. ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paulista de enfermagem, v. 20, n. 2, p. v-vi, 2007. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos de pesquisa metodológica científica. São Paulo: Atlas, 2003. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1982. VIEIRA, Sônia. Como Elaborar Questionários. São Paulo: Atlas, 2009. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977 DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 2 ed. Tradução Sandra Regina Nertz. São Paulo: ARTMED, 2002. GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas – RAE. v. 35, n. 3, p. 20-29, mai/jun 1995. TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995. VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes. Pesquisa qualitativa em administração. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001. CORRAR, L. J.; PAULO, E.; DIAS FILHO, J. M. Análise multivariada: para cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2012. HAIR, J. F.; et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. Lacerda, Daniel Pacheco et al. Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção. Gestão & Produção [online]. 2013, v. 20, n. 4, pp. 741-761. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-530X2013005000014>. Epub 26 Nov 2013. ISSN 1806-9649. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2013005000014; Santos, Grazielli Faria Zimmer, Koerich, Graziele Ventura e Alperstedt, Graziela DiasA contribuição da design research para a resolução de problemas complexos na administração pública. Revista de Administração Pública [online]. 2018, v. 52, n. 5, pp. 956-970. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0034-761220170014>. ISSN 1982- 3134. https://doi.org/10.1590/0034-761220170014.

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