Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 13 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (15.98)
Código: PSC0305
Nome: QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Carga Horária Teórica: 32 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 32 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conceitos básicos sobre qualidade em sistemas e serviços de saúde. Políticas e estratégias para a qualidade nos sistemas de saúde. Planejamento, monitoramento e ciclos de melhoria da qualidade do cuidado de saúde.
Referências: Bibliografia Básica Delivering quality health services: a global imperative for universal health coverage. Geneva: World Health Organization, Organisation for Economic Co-operation and Development, and The World Bank; 2018. World Health Organization. Quality of care: a process for making strategic choices in health systems. Geneva: WHO, 2006;38. Donabedian A. The Quality of Care How Can It Be Assessed?. JAMA. 1988;260(12):1743–1748. Mainz J. Defining and classifying clinical indicators for quality improvement. Int J Qual Health Care 2003; 15:523-30. Hanefeld J, Powell-Jackson T, Balabanova D. Compreender e medir a qualidade do atendimento: lidar com a complexidade. Bull World Health Organ. 1 de maio de 2017;95(5):368-374. doi: 10.2471/BLT.16.179309. Bibliografia Complementar PORTELA, Margareth Crisóstomo et al. Ciência da Melhoria do Cuidado de Saúde: bases conceituais e teóricas para a sua aplicação na melhoria do cuidado de saúde Improvement Science: conceptual and theoretical foundations for its application to healthcare. Cad. Saúde Pública, v. 32, n. Sup 2, p. e00105815, 2016. Taylor MJ, McNicholas C, Nicolay C, et al. Systematic review of the application of the plan–do–study–act method to improve quality in healthcare. BMJ Qual Saf 2014;23:290-298. PORTELA, Margareth Crisóstomo et al. How to study improvement interventions: a brief overview of possible study types. BMJ Qual Saf, p. bmjqs-2014-003620, 2015. KAPLAN, Heather C. et al. The influence of context on quality improvement success in health care: a systematic review of the literature. The Milbank Quarterly, v. 88, n. 4, p. 500-559, 2010. GRIMSHAW, Jeremy et al. Toward evidence‐based quality improvement. Journal of general internal medicine, v. 21, n. S2, 2006. SHOJANIA, Kaveh G.; GRIMSHAW, Jeremy M. Evidence-based quality improvement: the state of the science. Health affairs, v. 24, n. 1, p. 138-150, 2005. OGRINC, Greg et al. SQUIRE 2.0 (Standards for QUality Improvement Reporting Excellence): revised publication guidelines from a detailed consensus process. The Journal of Continuing Education in Nursing, v. 46, n. 11, p. 501-507, 2015. Langley GJ, Nolan KM, Norman CL, Provost LP, Nolan TW. The Improvement Guide: A Practical Approach to Enhancing Organizational Performance. New York, NY; Jossey-Bass, 1996.

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