Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO (14.27)
Código: PPGEEC2301
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Diretrizes curriculares e propostas pedagógicas de cursos superiores, com foco nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação. Perfil do professor universitário: articulação entre ensino, pesquisa e extensão. O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem em Engenharia Elétrica e de Computação. Processos de ensino e aprendizagem nas engenharias: planejamento, objetivos, metodologias e avaliação. Habilidades docentes para uma efetiva ação pedagógica na sala de aula de engenharia. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano e relatório de atuação na docência assistida.
Referências: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate Alves (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 4a Ed, 2004, 5Ed. 2005, 2005. MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003, p. 129-139. BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996. Brasília: 1996. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em 06 fev. 2014. BRASIL. MEC LEGIS. Brasília: 2013. Disponível em: <meclegis.mec.gov.br>. BORDENAVE, J. D.; PEREIRA. A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2001. RIBEIRO, Luis R. de Camargo. Radiografia de uma aula de Engenharia. São Carlos/SP, EdUFSCAR, 2007. Cristina Soares. Metodologias Ativas – Uma nova experiência de aprendizagem. Cortez Editora, 1a Edição. São Paulo, 2021. Johnatan Bergmann. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2016.John Larmer, John Mergendoller, Suzie Boss. Setting the Standard for Project Based Learning: A Proven Approach to Rigorous Classroom Instruction. Association for Supervision & Curriculum Deve, Illustrated edição, 2015. Eric Mazur. Peer Instruction: a User’s Manual. Prentice Hall, 1997. Vandercruysse, S., Vandewaetere, M., & Clarebout, G. Game-based learning: A review on the effectiveness of educational games. In M. M. Cruz-Cunha (Ed.), Handbook of research on serious games as educational, business, and research tools (pp. 628–647). Hershey, PA: IGI Global, 2012.

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