Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (15.86)
Código: FST6047
Nome: REDAÇÃO CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O componente destina-se ao aprofundamento técnico da anatomia e fisiologia de um artigo científico. O eixo principal é a construção metodológica da estrutura padrão de um artigo científico a partir da análise de textos publicados na área de estudo do discente. Serão discutidas estratégias didático-pedagógicas e de linguística além das evidências de eficácia na escrita de artigos científicos que otimizem a chance de publicação. Ao final o aluno poderá construir, junto com seu orientador, um artigo científico como produto da sua dissertação ou tese.
Referências: Sultan Ayoub Meo. Anatomy and physiology of a scientific paper. Saudi Journal of Biological Sciences 25 (2018):1278–1283 Greg Ogrinc,, et all. Standards for QUality Improvement Reporting Excellence 2.0: revised publication guidelines from a detailed consensus process. Journal of Surgical Research 200 (2016) 676-682 Davidoff F, Batalden P, Stevens D, Ogrinc G, Mooney S. Publication guidelines for quality improvement in health care: evolution of the SQUIRE project. Qual Saf Health Care 2008;17 (Suppl 1):i3. Cals, J. W., & Kotz, D. (2013). Effective writing and publishing scientific papers, part III: introduction. Journal of clinical epidemiology, 66(7), 702. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.01.004 Stroup, D. F., Smith, C. K., & Truman, B. I. (2017). Reporting the methods used in public health research and practice. Journal of public health and emergency, 1, 89. https://doi.org/10.21037/jphe.2017.12.01 Höfler, M., Venz, J., Trautmann, S., & Miller, R. (2018). Writing a discussion section: how to integrate substantive and statistical expertise. BMC medical research methodology, 18(1), 34. https://doi.org/10.1186/s12874-018-0490-1 Simon EL, Osei-Ampofo M, Wachira BW, Kwan J. Getting accepted - Successful writing for scientific publication: A Research Primer for low- and middle-income countries. Afr J Emerg Med. 2020;10:S154-S157. doi: 10.1016/j.afjem.2020.06.006.

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