Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (15.86)
Código: FST6045
Nome: ÉTICA E BIOÉTICA NA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina aborda conceitos de ética e bioética, bases e princípios da ética, ética na saúde, bases e princípios da bioética, ética na pesquisa envolvendo seres humanos, sua história e surgimento além da consolidação do Sistema CEPs-CONEP, Plataforma Brasil e as Resoluções que fundamentam a Ética no Brasil. A disciplina tem como objetivo geral apresentar os conceitos básicos e indispensáveis dos aspectos históricos, conceituais e metodológicos envolvidos na ética em pesquisas, com reflexão ética sobre a aplicabilidade dos conceitos apresentados favorecendo aos discentes a análise objetiva de projeto de pesquisa sob ponto de vista ético. Como temas mais relevantes, a introdução a ética, ética aplicada, bioética em pesquisas com seres humano, sobre os CEPs-CONEP, Plataforma Brasil e as resoluções do conselho nacional da saude (CNS). Abordaremos a fundamentação da ética na pesquisa científica envolvendo seres humanos além do detalhamento e construção de consentimento livre e esclarecido na pesquisa científica. Ainda, as plataformas de registro de estudos (ReBEC; ClinicalTrials.- gov) e a ética nas publicações como a autoria e colaboração, o plágio (autoplágio) e as diretrizes Committee on Publication Ethics (COPE) além de ferramentas de citação e detecção de plágio; conflito de interesse. Por fim, como elaborar um TCLE e a análise de protocolos de pesquisa sob o ponto de vista ético.
Referências: Beauchamps TL, Childress JF. Ética Biomédica. São Paulo: Loyola, 2002. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Resolução CNS nº 196/96. Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. In: Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Manual operacional para comitês de ética em pesquisa. 4ª ed. Brasília: CNS; 2007. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Resolução CNS nº 466/12. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Resolução CNS nº 510/16. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Pessini, Leo, Barchifontaine, Christian de Paul de. Problemas atuais da bioética. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007. Sanchez-Vasquez A. Ética. 28 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. WORLD MEDICAL ASSOCIATION. WMA DECLARATION OF HELSINKI – ETHICAL PRINCIPLES FOR MEDICAL RESEARCH INVOLVING HUMAN SUBJECTS. Disponível em: https://www.wma.net/policies-post/wma-declaration-of-helsinki-ethical-principles- formedical-research-involving-human-subjects/. https://publicationethics.org

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.13.5