Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0017
Nome: ANDRAGOGIA E HEUTAGOGIA NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Correntes que fundamentam a teoria andragógica: aprendizagem autodirecionada; pedagogia crítica; aprendizagem significante-centrada no aluno; aprendizagem significativa; aprendizagem socioconstrutivista; aprendizagem pela experiência. Potencialidades e restrições da classificação de estilo de aprendizagem; Relação das TDICs nos modelos andragógico e heutagógico.
Referências: BARROS, R. Revisitando Knowles e Freire: AndragogiaxPedagogia ou o diálogo como essência da mediação sociopedagógica. São Paulo: Educação e Pesquisa, v 44, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844173244. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 81a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2019. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 68ª ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019. GILLASPY, E; VASILICA, C. Developing the digital self determined learner through heutagogical design, Higher Education Pedagogies, 6(1), 2021. pp.135-155, DOI: https://10.1080/23752696.2021.1916981. HASE, S.; KENYON C. From Andragogy to Heutagogy. 2000. On-line. Disponivel em http://ultibase.rmit.edu.au/Articles/dec00/hase2.htm KOLB, D. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall, 1984. LIMA, T. Fatores facilitadores e limitantes da aprendizagem autodirecionada para o ensino em Administração. Gestão.Org, v. 14, n. 1, pp. 125-135, 2016. DOI: https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14n1.p125-135. MORAN, J. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019. MOREIRA, M. Teorias de Aprendizagem. 3a ed. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2021.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.13.8