Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0016
Nome: MÍDIAS, TECNOLOGIAS, INFÂNCIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conceitos de criança e infância numa acepção contemporânea; Mídias e tecnologias, suas funções sociais e relações com o contexto educativo; Fundamentos da Mídia-educação, principais concepções e referenciais; Pesquisa sobre mídias e tecnologias e as relações com as infâncias; Currículo, mídias e tecnologias e sua aplicabilidade na escola da infância; Projetos e boas práticas envolvendo mídias e tecnologias na infância; Processos avaliativos envolvendo mídias e tecnologias.
Referências: BUCKINGHAM, D. The media education manifesto. Medford, MA: Polity Press, 2019. CORDEIRO, S.; FIGUEIREDO, M. (Orgs.). Prática pedagógica em mídia-educação. Natal: SEDIS-UFRN, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32739. FANTIN, M. Educação, Aprendizagem e Tecnologia na Pesquisa-Formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez. 2017, p. 87-100. DOI: http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v2i6.2377. FOCHI, P. Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas. Revista Conjectura: filosofia e educação, Caxias do Sul. RS, v.25, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18226/21784612.v25.e020042. FORMAN, G. O uso das mídias digitais em Reggio Emilia. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016, p. 337-348. GIRÃO, O.; PEREIRA, S.; PINTO, M. Debate em torno dos nativos digitais. In: Comunicação e cultura. III Jornadas Doutorais, Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. Centro de Estudos de Comunicação, e Sociedade. Universidade do Minho, 2021. MATEUS, J.; ANDRADA, P.; QUEIROZ, (Orgs.). Educação para a mídia na América Latina. Nova Iorque, NY, Routledge, 2020. OLIVEIRA, S.; CORDEIRO, S. (Orgs.). Mídia, infância e prática pedagógica. Natal: SEDIS-UFRN, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27388. Acesso em 01/11/2022. PROENÇA, M. Prática docente: a abordagem de Reggio Emília e o trabalho com projetos, portfólios e redes formativas. 1.ed. São Paulo: Panda Educação, 2018. RAABE, A.; BRACKMANN, C.; CAMPOS, F. Currículo de referência em tecnologia e computação: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. São Paulo: CIEB, 2018. SENS, A. Design Transmídia: especificidades e Potencialidades. In: IRIGARAY, F.; GOSCIOLA, V.; PIÑERO-OTERO, T. (Orgs). Dimensões Transmídia. Aveiro: Ria Editoral, 2019. SILVEIRA-BARBOSA, M.; DELGADO, A.; TOMÁS, C. Estudos da infância, estudos da criança: quais campos? quais teorias? quais questões? quais métodos? Revista Inter Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 103–122, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36055.

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