Referências: |
DA ROCHA FALCÃO, J.: Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar: hierarquia ou complementaridade? Saber & Educar, Porto, nº. 13, pp. 109-123, 2008.
DANIELLOU, F. Lergonome et les débats sur la performance de lentreprise. 16e Journées de Bordeaux sur la Pratique de lErgonomie (conferência de abertura), 2009.
GRILO, A.; MELO, P.; SILVA, A.; COSTA, C. Design da informação, Usabilidade e Ergonomia Cognitiva em sistemas acadêmicos: estudos no menu de navegação do SIGAA. IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO (CIDI), 2019. pp.1534-1544.
HAZIN, I.; DA ROCHA FALCÃO, J.; RÊGO, I.; GOMES, A.; ANDRADE, P.; ARAGÃO, L.; SALES, A.; REIS, J.; WENICE, M.: High Abilities and Information Technologies: Talento Metrópole Brazilian Program. Creative Education, v. 06, p. 647-653, 2015.
HOC, J. LErgonomie cognitive: un champs pluridisciplinaire dans les sciences cognitives. In: VERGNAUD, G. (Ed.). Les sciences cognitives en débat. Paris, CNRS Éditions, 1991.
PRIMI, R.; SANTOS, A.; VENDRAMINI, C.; TAXA, F.; MULLER, F.; LUKJANENKO, M.; SAMPAIO, I.: Competências e Habilidades Cognitivas: Diferentes Definições dos Mesmos Construtos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 17, n. 2, pp. 151-15, 2001.
REIS, J.; HAZIN, I.; DA ROCHA FALCÃO, J.; MEIRA, L.; BENDASSOLLI, P.; GUERRA, A.; FALCÃO, T.; GOMES, A.; OLIVEIRA, M.; RÊGO, I.: Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education. v. 06, p. 2384-2396, 2015.
SILVA, K.; CAMPOS, L.; FERNANDES, F. A Ergonomia Cognitiva e a interação com os objetos: uma compreensão conceitual de como as pessoas percebem e se relacionam com os artefatos. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 10, n. 19, 2021. DOI: https://10.5965/2316796310192021029.
TORRES, A. Factores humanos y ergonomía cognitiva. Granada: EUF, 2021.
TREVISAN, E. Gestão do conhecimento e ergonomia cognitiva: relações na criação e no reúso do conhecimento em contextos capacitantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24347. Acesso em 01/11/2022. |