Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0029
Nome: ERGONOMIA COGNITIVA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0029 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ergonomia (conceituação geral, ergonomia cognitiva, ergonomia da atividade); Modelos de Funcionamento da Mente. Conceito de Situação-Problema; Tipologia de Problemas e de Estratégias de Resolução. Aplicações Básicas da Ergonomia Cognitiva (o usuário de dispositivos como resolvedor de problemas); Manuais e Interfaces Humano-Máquina; Representações do Usuário por Parte dos Conceptores de Artefatos.
Referências: DA ROCHA FALCÃO, J.: Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar: hierarquia ou complementaridade? Saber & Educar, Porto, nº. 13, pp. 109-123, 2008. DANIELLOU, F. L’ergonome et les débats sur la performance de l’entreprise. 16e Journées de Bordeaux sur la Pratique de l’Ergonomie (conferência de abertura), 2009. GRILO, A.; MELO, P.; SILVA, A.; COSTA, C. Design da informação, Usabilidade e Ergonomia Cognitiva em sistemas acadêmicos: estudos no menu de navegação do SIGAA. IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO (CIDI), 2019. pp.1534-1544. HAZIN, I.; DA ROCHA FALCÃO, J.; RÊGO, I.; GOMES, A.; ANDRADE, P.; ARAGÃO, L.; SALES, A.; REIS, J.; WENICE, M.: High Abilities and Information Technologies: Talento Metrópole Brazilian Program. Creative Education, v. 06, p. 647-653, 2015. HOC, J. L’Ergonomie cognitive: un champs pluridisciplinaire dans les sciences cognitives. In: VERGNAUD, G. (Ed.). Les sciences cognitives en débat. Paris, CNRS Éditions, 1991. PRIMI, R.; SANTOS, A.; VENDRAMINI, C.; TAXA, F.; MULLER, F.; LUKJANENKO, M.; SAMPAIO, I.: Competências e Habilidades Cognitivas: Diferentes Definições dos Mesmos Construtos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 17, n. 2, pp. 151-15, 2001. REIS, J.; HAZIN, I.; DA ROCHA FALCÃO, J.; MEIRA, L.; BENDASSOLLI, P.; GUERRA, A.; FALCÃO, T.; GOMES, A.; OLIVEIRA, M.; RÊGO, I.: Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education. v. 06, p. 2384-2396, 2015. SILVA, K.; CAMPOS, L.; FERNANDES, F. A Ergonomia Cognitiva e a interação com os objetos: uma compreensão conceitual de como as pessoas percebem e se relacionam com os artefatos. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 10, n. 19, 2021. DOI: https://10.5965/2316796310192021029. TORRES, A. Factores humanos y ergonomía cognitiva. Granada: EUF, 2021. TREVISAN, E. Gestão do conhecimento e ergonomia cognitiva: relações na criação e no reúso do conhecimento em contextos capacitantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24347. Acesso em 01/11/2022.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ITE0029 - ERGONOMIA COGNITIVA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0029 ) ATIVO 13/01/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.14.7