Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0027
Nome: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0027 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Projetos no Processo de Ensino e Aprendizagem. Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais; Construção Coletiva de Projetos; Avaliação de Projetos; Ferramentas de Gestão Projetos; Desenvolvimento e Aplicação de Projetos.
Referências: AMARAL, J. Usando aprendizagem baseada em projetos para ensinar aprendizagem baseada em projetos: as lições aprendidas. Pro-Posições, Campinas, SP, v.32, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668344. Acesso em 01/11/2022. ANTUNES, J.; NASCIMENTO, V.; QUEIROZ, Z. Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa. Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v.22, n.1, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.88792. BARBOSA, E.; MOURA, D. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349. BENDER, W. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. PEREIRA, D.; BRESCHIZZA, R. Aprendizagem Baseada em Projetos: Planejamento e Aplicação. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2022. SANTOS, Z.; PALMEIRA, J. Aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos no curso superior de Administração: contribuições na aprendizagem, desenvolvimento de habilidades e formação profissional dos alunos. Revista GUAL, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 65-86, maio-agosto, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e84217. QUEIROZ NETO, J.; VASCONCELOS, J. ABPI – Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares: formando alunos autônomos. Curitiba: Appris Editora, 2021.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ITE0027 - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0027 ) ATIVO 13/01/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.13.8