Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0022
Nome: EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0022 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Educação Aberta e a Distância: Conceitos e Características. Internet como Ferramenta de Ensino; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Auto-aprendizagem e o Gerenciamento de Tempo na Aprendizagem; Desenvolvimento de material didático: REA, MOOC; Avaliação em EAD.
Referências: BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017 - (Coleção Tecnologia Educacional). Disponível: http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf. Acesso em 01/11/2022. CAMPOS, G.; HEINSFELD, B. Políticas públicas e Educação a Distância no Brasil: de onde viemos e para onde caminhamos. In: PIMENTEL, M.; SAMPAIO, F.; SANTOS, E. (Orgs.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Porto Alegre: SBC, 2021 - (Série Informática na Educação). Disponível em: <ieducacao.ceie-br.org/politicaspublicasead/>. Acesso em 01/11/2022. DIAS, P.; FREITAS, J. Educação Digital, a Distância e em Rede. Universidade Aberta/Imprensa da Universidade de Coimbra. 2022. Disponível em <https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/12160/3/EaDeL_%23016.pdf>. Acesso em 01/11/2022. MAIESKI, A.; ALONSO, K. Qualidade e Educação a Distância: reflexões e entendimentos. Revista UFG, Goiás, v. 20, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66359/35681. Acesso em 01/11/2022. PINTO, S.; Ribeiro, S.; SERRA, A. REA na Universidade Aberta do Brasil: limites e perspectivas. In: OKADA, A. (Ed.) Open Educational Resources and Social Networks: Co-Learning and Professional Development. London: Scholio Educational Research & Publishing, 2012. SALES, M.; SOUZA, V. Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32178. Acesso em 01/11/2022. SEBRIAN, D.; GONSALES, P.: AMIEL, T. (Orgs). Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Brasília: UnB, 2021. SILVA, R.; PAIVA, M. Letramento Digital: fórum colaborativo na Educação a Distância. EaD Em Foco, 10(2), 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1133. TAROUCO, L.; ÁVILA, B.; SANTOS, E.; BEZ, M.; COSTA, V. (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ITE0022 - EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0022 ) ATIVO 13/01/2018

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