Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0019
Nome: DESIGN INSTRUCIONAL PARA OS NATIVOS DIGITAIS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0019 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos de Design Instrucional; Estrutura de Material Didático Digital; Critérios de Qualidade (Comunicação, Legibilidade, Autoria, Interatividade e Intencionalidade Pedagógica); Modelos de Design (Aprendizado Eletrônico, Design Instrucional, Modelo Addie e suas Formas de Implementação); Análise Contextual (Identificação de Problemas, Público Alvo, Esboço de Soluções Didáticas); Processo de Design (Unidades de Aprendizagem, Conteúdos Multimídia, Ambientes Virtuais).
Referências: EUGENIO, T. Aula em Jogo: Descomplicando a gamificação para educadores. São Paulo: Editora Évora, 2020. FILATRO, A. Como preparar conteúdos para ead: guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3a ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019. FILATRO, A. Design instrucional na prática. Pearson Education do Brasil, 2008. FILATRO, A. DI 4.0: inovação na educação corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. 404 p. LUZ, D. Design Instrucional e Análise do comportamento: uma breve introdução. São Paulo: PUC-SP, 2011. SILVA, A. Design instrucional e construção do conhecimento na EAD. Paco Editorial, 2014. VERAS, M. Inovação e Métodos de Ensino Para Nativos Digitais. Atlas, 2015. SILVEIRA, E.; SILVA, M. O design instrucional contextual no desenvolvimento de produto educacional acessível para estudantes surdos na educação profissional tecnológica. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), [S. l.], v.2, n.4, p. e4/01–21, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/66868. Acesso em 01/11/2022. FERREIRA, J.; COSTA, J. O design instrucional e a arquitetura do objeto aprendizagem em ambientes virtuais de ensino na Web 2.0. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, v. 5, n. 1, 28 jun. 2019. Disponível em: http://143.244.215.40/index.php/reinpec/article/view/273. Acesso em 01/11/2022.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ITE0019 - DESIGN INSTRUCIONAL PARA OS NATIVOS DIGITAIS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0019 ) ATIVO 13/01/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.13.8