Ementa/Descrição: |
Fundamentos de Design Instrucional; Estrutura de Material Didático Digital; Critérios de Qualidade (Comunicação, Legibilidade, Autoria, Interatividade e Intencionalidade Pedagógica); Modelos de Design (Aprendizado Eletrônico, Design Instrucional, Modelo Addie e suas Formas de Implementação); Análise Contextual (Identificação de Problemas, Público Alvo, Esboço de Soluções Didáticas); Processo de Design (Unidades de Aprendizagem, Conteúdos Multimídia, Ambientes Virtuais). |
Referências: |
EUGENIO, T. Aula em Jogo: Descomplicando a gamificação para educadores. São Paulo: Editora Évora, 2020.
FILATRO, A. Como preparar conteúdos para ead: guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3a ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. Pearson Education do Brasil, 2008.
FILATRO, A. DI 4.0: inovação na educação corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. 404 p.
LUZ, D. Design Instrucional e Análise do comportamento: uma breve introdução. São Paulo: PUC-SP, 2011.
SILVA, A. Design instrucional e construção do conhecimento na EAD. Paco Editorial, 2014.
VERAS, M. Inovação e Métodos de Ensino Para Nativos Digitais. Atlas, 2015.
SILVEIRA, E.; SILVA, M. O design instrucional contextual no desenvolvimento de produto educacional acessível para estudantes surdos na educação profissional tecnológica. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), [S. l.], v.2, n.4, p. e4/0121, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/66868. Acesso em 01/11/2022.
FERREIRA, J.; COSTA, J. O design instrucional e a arquitetura do objeto aprendizagem em ambientes virtuais de ensino na Web 2.0. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, v. 5, n. 1, 28 jun. 2019. Disponível em: http://143.244.215.40/index.php/reinpec/article/view/273. Acesso em 01/11/2022. |