Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0018
Nome: CULTURA E DESIGN DE JOGOS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0018 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Evolução e Contexto dos Jogos na Sociedade; Estudo dos Efeitos e Repercussões Proporcionadas pelos Jogos; Organização das Relações Através dos Jogos; Relacionamento dos Jogos com Campos de Investigação (educação, trabalho, mobilidade, política, linguagem, corpo, violência, diversidade, metrópoles, jovens, mídias, inclusão, aparatos cognitivos, subjetividades, arte, entre outros); Gêneros dos Jogos; Fundamentos do Design de Jogos (mecânicas, narrativas e personagens).
Referências: ALVES, L. Gamificação na Educação: aplicando metodologia de jogos no ambiente educacional. Joinville, SC: Clube de Autores, 2019. CALABRESE, L.; CETRATELLI, C; ORELLANA, A.; QUIRINO-COSTA, S. Género y videojuegos: cultura gamer en foco. Quaderns d’animació i Educación Social, n.33, 2021. Disponível em: http://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/treintaitres/index_htm_files/Genero%20y%20videojuegos.pdf. Acesso em 01/11/2022. DARIN, T.; CARNEIRO, N. Avaliação de Fatores Humanos na Interação com Jogos Digitais. XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GAMES E ENTRETENIMENTO (SBGames), Anais… Recife: SBC, 2020, pp.1120-1123. EUGENIO, T. Aula em Jogo: Descomplicando a gamificação para educadores. São Paulo: Editora Évora, 2020. FERRARA, J.: Playful Design: creating game experiences in everyday interfaces. Rosenfeld Media, 2012. FLANAGAN, M.; NISSENBAUM, H.: Values at Play in Digital Games. Massachusetts: MIT Press, 2014. FRAGOSO, S.; AMARO, M. Introdução aos estudos dos jogos. Salvador: EDUFBA, 2018 - (Coleção Cibercultura). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27659. MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Prentice Hall, 2010. MEIRA, L.; BLIKSTEIN, P. (Orgs.). Ludicidade, jogos digitais e gamificação na Aprendizagem: tecnologia e inovação na Educação Brasileira. Porto Alegre: Penso Editora, 2019. RAMOS, D.; CRUZ, D. (Orgs.). Jogos digitais em contextos educacionais. Curitiba: CRV, 2020. SALEN, K.; ZIMMERMAN, E.: Regras do Jogo: fundamentos do design de jogos - principais conceitos, vol.1. São Paulo: Blucher, 2012. SILVA, L.; KIKUCHI, T.; SCHIMIGUEL, J. Game cultura: um panorama pela cultura gamer. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/03/game-cultura.html. Acesso em 01/11/2022.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ITE0018 - CULTURA E DESIGN DE JOGOS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0018 ) ATIVO 13/01/2018

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