Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0015
Nome: PRODUÇÃO DE VÍDEO
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0015 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Vídeo como Processo de Ensino e Aprendizagem. Estudo da Linguagem do Vídeo (Particularidades e Diferenças com Outras Mídias. Atualidade Frente às Redes Sociais, Websites, Podcasts, Jogos e Vídeos Interativos. Técnica e Crítica Sobre o Uso das Tecnologias Envolvidas. Relação do Uso do Vídeo com o Universo dos Alunos, dos Professores e da Sala de Aula, Presencial ou à Distância.
Referências: KNIGHT, J. Focus on teaching: using video for high-impact instruction. California, Corwin, 2014. MENEZES, J.; SILVA, A.; LIMA, M.; MOURA, F. Produção de vídeos educativos: construindo saberes científicos e pedagógicos no ensino de Ciências. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4568. Acesso em 01/11/2022. MURRAY, J. Hamlet no Holodeck: futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo, Unesp, 2003. NACHTIGALL, C.; ABRAHÃO, M. Reflexões acerca da produção de vídeos pedagógicos por estudantes de licenciatura: uma experiência com a metodologia Sala de Aula Invertida adaptada ao ensino remoto. Revista Pleiade, v.15, n.32, 2021. DOI: https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.675. O’DONOGHUE, M. Producing Video For Teaching and Learning: Planning and Collaboration. UK, Routledge, 2013. ROUSSEAU, D.; PHILLIPS, B. Storyboarding Essentials: SCAD Creative Essentials (How to Translate Your Story to the Screen for Film, TV, and Other Media). Potter/TenSpeed/Harmony, 2013. SALES, S.; MENEZES, E; GARRIDO, M. Professor youtuber sua vez e sua voz: criando vídeos educativos. III CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, Anais…, Fortaleza: CEUR-WS, 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_Professor_Youtuber.pdf. Acesso em 01/11/2022. SANTOS, R.; STADLER, P. Boas práticas para a produção de vídeos educativos na linguagem de youtubers. Imagens da Educação , v.10, n.1, p. 86-101, 30 mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/47009. Acesso em 01/11/2022. SILVA, W.; NEVES, L.; BORBA, M. Elaboração de um taxionomia para vídeos produzidos por estudantes de ensino básico. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/206. WOHLGEMUTH, J. Vídeo Educativo uma Pedagogia Audiovisual. São Paulo: SENAC, 2005.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ITE0015 - PRODUÇÃO DE VÍDEO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0015 ) ATIVO 13/01/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao v4.15.8