Referências: |
KNIGHT, J. Focus on teaching: using video for high-impact instruction. California, Corwin, 2014.
MENEZES, J.; SILVA, A.; LIMA, M.; MOURA, F. Produção de vídeos educativos: construindo saberes científicos e pedagógicos no ensino de Ciências. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4568. Acesso em 01/11/2022.
MURRAY, J. Hamlet no Holodeck: futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo, Unesp, 2003.
NACHTIGALL, C.; ABRAHÃO, M. Reflexões acerca da produção de vídeos pedagógicos por estudantes de licenciatura: uma experiência com a metodologia Sala de Aula Invertida adaptada ao ensino remoto. Revista Pleiade, v.15, n.32, 2021. DOI: https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.675.
ODONOGHUE, M. Producing Video For Teaching and Learning: Planning and Collaboration. UK, Routledge, 2013.
ROUSSEAU, D.; PHILLIPS, B. Storyboarding Essentials: SCAD Creative Essentials (How to Translate Your Story to the Screen for Film, TV, and Other Media). Potter/TenSpeed/Harmony, 2013.
SALES, S.; MENEZES, E; GARRIDO, M. Professor youtuber sua vez e sua voz: criando vídeos educativos. III CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, Anais
, Fortaleza: CEUR-WS, 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_Professor_Youtuber.pdf. Acesso em 01/11/2022.
SANTOS, R.; STADLER, P. Boas práticas para a produção de vídeos educativos na linguagem de youtubers. Imagens da Educação , v.10, n.1, p. 86-101, 30 mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/47009. Acesso em 01/11/2022.
SILVA, W.; NEVES, L.; BORBA, M. Elaboração de um taxionomia para vídeos produzidos por estudantes de ensino básico. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/206.
WOHLGEMUTH, J. Vídeo Educativo uma Pedagogia Audiovisual. São Paulo: SENAC, 2005. |