Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0013
Nome: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0013 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos da Produção de Jogos Digitais; Design de Jogos como Recursos Didáticos; Motores e Componentes dos Jogos Digitais; Avaliação de Jogos (Usabilidade, Jogabilidade); Game Analytics.
Referências: AIRES, S.; MADEIRA, C. Desenvolvimento de jogos educacionais digitais: um relato de experiência com o framework PlayEduc. RENOTE, Porto Alegre, v.18, n.1, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105959. CHANDLER, H.: Manual de produção de jogos digitais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. COSTA, L. O que os jogos de entretenimento têm que os educativos não têm: 7 princípios para projetar jogos educativos eficientes. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. FERNANDES, A.; CLUA, E.; ALVES, L.; DSAZZI, R. Jogos Eletrônicos: Mapeando Novas Perspectivas. 1ª. Visual Books, 2009. KOSTER, R. A Theory of Fun for Game Design. 2ª ed., Paraglyph Press, 2013. MEIRA, L.; BLIKSTEIN, P. (Orgs.). Ludicidade, jogos digitais e gamificação na Aprendizagem: tecnologia e inovação na Educação Brasileira. Porto Alegre: Penso Editora, 2019. MELLE, L.; BRAGA, J.; STIUBIENER, I. Estudo sobre metodologias de desenvolvimento de jogos digitais educacionais: revisão sistemática da literatura. XXX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Anais…, 2019, p. 1052. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1052. OLIVEIRA, R.; CARDOSO, R.; BRAGA, J.; ROCHA, R. Frameworks para desenvolvimento de jogos educacionais: uma revisão e comparação de pesquisas recentes. XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Anais…, 2018. p.854. DOI: :http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.854. PRENSKY, M. A aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: SENAC, 2012. RAMOS, D.; CRUZ, D. (Orgs.). Jogos digitais em contextos educacionais. Curitiba: CRV, 2020.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0013 ) ATIVO 13/01/2023

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