Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0009
Nome: MÉTODOS DE PESQUISA QUANTITATIVA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos teóricos e metodológicos de pesquisas quantitativas. Pressupostos epistemológicos. Métodos, técnicas e instrumentos de coleta de dados. Análise e interpretação de dados quantitativos. Softwares de apoio à pesquisa quantitativa.
Referências: CRESWELL, J.; GUETTERMAN, T. Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. 6th edition. New York: Pearson, 2018. HOY, W.; ADAMS, C. Quantitative Research in Education: A Primer. 2nd edition. London: SAGE, 2015. JAQUES, P.; PIMENTEL, M.; SIQUEIRA, S.W.M.; BITTENCOURT, I. I. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa (Volume 1). 1. ed. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. JAQUES, P.. PIMENTEL, M.; SIQUEIRA, S.; BITTENCOURT, I. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa (Volume 2). 1. ed. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. JOHNSON, B.; CHRISTENSEN, L. Educational Research: Quantitative, Qualitative, and Mixed Approaches. 7th edition. SAGE Publications, 2019. NASCIMENTO, L.; CAVALCANTE, M. Abordagem quantitativa na pesquisa em educação: investigações no cotidiano escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.11, n.25, p. 251-262, abr./jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7075. PIMENTEL, M.; SANTOS, E. (Orgs.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Qualitativa. 1. ed. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. RANGEL, M.; RODRIGUES, J.; MOCARZEL, M. Fundamentos e princípios das opções metodológicas: metodologias quantitativas e procedimentos quali-quantitativos de pesquisa. Omnia, 8(2), junho, 2018, pp.05-11. DOI: https://doi.org/10.23882/OM08-2-2018-A.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.14.16_1