Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0008
Nome: MÉTODOS DE PESQUISA QUALITATIVA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos teóricos e metodológicos de pesquisas qualitativas. Pressupostos epistemológicos. Métodos, técnicas e instrumentos de coleta de dados. Análise e interpretação de dados qualitativos. Softwares de apoio à pesquisa qualitativa.
Referências: AMADO, J. Manual de Investigação Qualitativa em Educação 3ª edição. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2017. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. CRESWELL, J.; GUETTERMAN, T. Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. 6th edition. New York: Pearson, 2018. JOHNSON, B.; CHRISTENSEN, L. Educational Research: Quantitative, Qualitative, and Mixed Approaches. 7th edition. SAGE Publications, 2019. MAXWELL, J. Qualitative research design: An interactive approach. London: Sage, 2022. MILES, M..; HUBERMAN, A.; SALDAÑA, J. Qualitative data analysis: A methods sourcebook. 4th edition. London: Sage, 2019. PATTON, M. Qualitative research & evaluation methods: Integrating theory and practice. London: Sage, 2014. PIMENTEL, M.; SANTOS, E. (Orgs.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Qualitativa. 1. ed. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. SEIDMAN, I. Interviewing as Qualitative Research: A Guide for Researchers in Education and the Social Sciences. 5th edition. New York: Teachers College Press, 2019. STAKE, R. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso Editora, 2016. WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. YIN, R. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso Editora, 2016.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.15.12