Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0004
Nome: PESQUISA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0003 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Metodologia de pesquisa científica; Métodos de pesquisa educacionais; Planejamento e ações investigativas no contexto educacional aplicado; Softwares de apoio à pesquisa. Ética na pesquisa.
Referências: CRESWELL, J.; CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Editora Penso, 2021. GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2022. JAQUES, P.; PIMENTEL, M.; SIQUEIRA, S.; BITTENCOURT, I. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: concepção de pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020 - (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1). Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-1/>. Acesso em 01/11/2022. JAQUES, P.; PIMENTEL, M.; SIQUEIRA, S.; BITTENCOURT, I. (Orgs.). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: abordagem quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020 - (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2). Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-2>. Acesso em 01/11/2022. JOHNSON, R.; CHRISTENSEN, L. Educational research: Quantitative, qualitative, and mixed approaches. 7th ed. London: Sage publications, 2019. MARCONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos de Metodologia Científica, 9ª ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2021. MARTINS, R. (Org.) Metodologia de pesquisa científica: reflexões e experiências investigativas na Educação. Lavras: Editora UFLA. 2022 MERTENS, D. Research and evaluation in education and psychology: Integrating diversity with quantitative, qualitative, and mixed methods. London: Sage publications, 2019. PIMENTEL, M.; SANTOS, E. (Orgs.). Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021 - (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3). Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-3/>. Acesso em 01/11/2022. PLOMP, T.; NIEVEEN, N.; NONATO, E.; MATTA, A. (Orgs.). Pesquisa-aplicação em educação: uma introdução. 1.ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018 - (Série Tecnologia Educacional). Disponível em: https://www.abed.org.br/arquivos/Pesquisa-Aplicacao.pdf. Acesso em 01/11/2022. SAMPIERI, R.; COLLADO, C.; LUCIO, M. Metodologia de Pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Editora Penso, 2013. WAZLAWICK, R. Metodologia de pesquisa para ciência da computação. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ITE0003 - PESQUISA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0003 ) ATIVO 12/01/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.14.16_1