Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0003
Nome: METODOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0002 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Bases teóricas das metodologias ativas e abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem; Design Thinking para Educadores; Aprendizagem Baseada em Desafios; Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais; Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Peer Instruction; Ensino Híbrido; Sala de Aula Invertida; Abordagem STEAM; Cultura Maker; Robótica Educacional.
Referências: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BENDER, W. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invert!da: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2020. BLIKSTEIN, P.; VALENTE, J.; MOURA, E. Educação maker: onde está o Currículo? Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.2, p. 523-544 abr./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p523-544. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/48127. Acesso em 01/11/2022. DAROLT, V. (Org). Ensino híbrido: metodologias e personalização. Curitiba: CRV, 2020. FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 57, n. 52, 2019. DOI: 10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15762. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15762. Acesso em: 14 out. 2022. Acesso em 01/11/2022. FOFONCA, E.; BRITO, G.; ESTEVAM, M.; CAMAS, N. (Orgs.). Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da Educação Básica e da Educação Superior. Curitiba: Editora IFPR, 2018. INSTITUTO EDUCADIGITAL: Design Thinking para Educadores. IDEO, 2010. Disponível em http://www.dtparaeducadores.org.br/site/material/. Acesso em 01/11/2022. MAIA, D. Práticas pedagógicas inovadoras com diferentes tecnologias: conceitos e relatos de experiências. In: SILVA, C.; MELLO, R. (Orgs.). Metodologias, práticas e inovação na educação contemporânea. Volume 1. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021, p.312-331. MORAN, J. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019. RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: Penso, 2020.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ITE0002 - METODOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0002 ) ATIVO 12/01/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.13.8