Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0002
Nome: RACIOCÍNIO LÓGICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0004 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Modelagem Cognitiva e Educação; Desenvolvimento do Cérebro e Aprendizagem; Metodologias de Resolução de Problemas (Aprender a Aprender); Proatividade, Determinação e Equilíbrio Emocional; Zona de Aprendizado; Pensamento Crítico (Curiosidade, Compreensão e Lógica); Raciocínio Lógico e Analítico; Pensamento Algorítmico; Programação Visual; Inteligências Múltiplas.
Referências: FERREIRA, M. Raciocínio analítico: construindo e entendendo a argumentação. São Paulo: Atlas, 2010. FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 68a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019. ONUCHIC, L.; ALLEVATO, N; NOGUTI, F.; JUSTULIN, A. (Orgs). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2a ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2021. PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas: um novo aspecto do método matemático. Interciência, 1978. PRIMI, R.; SANTOS, A.; VENDRAMINI, C.; TAXA, F.; MULLER, F.; LUKJANENKO, M.; SAMPAIO, I. Competências e habilidades cognitivas: diferentes definições dos mesmos construtos. Psic.: Teor. e Pesq. 17(2), 2001. p.151-159. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722001000200007. PUCCI, B.; ZUIN, A.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. 5a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. RAABE, A.; BRACKMANN, C.; CAMPOS, F. Currículo de referência em tecnologia e computação: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. São Paulo: CIEB, 2018. RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: Penso, 2020. SBC. Sociedade Brasileira de Computação. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o Ensino de Computação na Educação Básica. SBC: Porto Alegre, 2019. TEIXEIRA, A.; GIARETTA, M.; FOLLE, D. Lugar de programação de computadores é na Escola! In: PIMENTEL, M.; SAMPAIO, F.; SANTOS, E. (Orgs.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 - (Série Informática na Educação). Disponível em: <ieducacao.ceie-br.org/programacao-na-escola/#Teixeira>. Acesso em 01/11/2022. &#8203;&#8203;VALENTE, J. Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital? novos desafios da educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v.16, n.43, 2019. p.147-168. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20190008.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ITE0004 - RACIOCÍNIO LÓGICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0004 ) ATIVO 12/01/2018

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