Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0001
Nome: FUNDAMENTOS DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0001 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Sociedade, Tecnologia e Educação; Produção social do conhecimento no Século XXI; Teorias da Aprendizagem; Implicações psicológicas, aspectos éticos, políticos e socioeconômicos das Tecnologias Educacionais; Integração de tecnologias emergentes ao Currículo Escolar; Conhecimento e formação docente para Inovação Educacional; Tendências em Tecnologias Educacionais.
Referências: ALMEIDA, M.; VALENTE, J. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes e divergentes. São Paulo: Paulus, 2011. BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017 - (Coleção Tecnologia Educacional). Disponível: http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf. Acesso em 01/11/2022. BRUNO, A.; HESSEL, A.; PESCE, L. Paradigmas, concepções e abordagens nos processos contemporâneos de educação e de formação. In: PIMENTEL, M.; SAMPAIO, F.; SANTOS, E. (Orgs.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Porto Alegre: SBC, 2021 - (Série Informática na Educação). Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/. Acesso em: 21/10/2022. BURD, O. (Org). Educação 4.0: reflexões, práticas e potenciais caminhos. São Paulo: Positivo, 2020. Disponível: http://www.hrenatoh.net/livros/educacao40.pdf. Acesso em: 21/10/2022. GATTI, B.; BARRETTO, E.; ANDRÉ, M.; ALMEIDA, P. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em 01/11/2022. HUANG, R.; SPECTOR, L.; YANG, J. Educational Technology: a primer for the 21st Century. Singapore: Springer, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-6643-7. MISHRA, P.; KOEHLER, M. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v.108, n.6, 2006, p.1017–1054. Disponível em: https://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf. Acesso em: 21/10/2022. OLIVEIRA A.; BEHNAGH, F.; NI, L.; MOHSINAH, A.; BURGESS, K.; GUO, L. Emerging technologies as pedagogical tools for teaching and learning science: a literature review. Hum Behav & Emerg Tech. 2019, p.149–160. DOI: https://doi.org/10.1002/hbe2.141. OLIVEIRA, C.; COSTA, J.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. 1ed. Campinas, SP: Papirus, 2001 - (Coleção Prática Pedagógica). RAABE, A.; BRACKMANN, C.; CAMPOS, F. Currículo de referência em tecnologia e computação: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. São Paulo: CIEB, 2018. VALENTE, J. Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital? novos desafios da educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v.16, n.43, 2019. p.147-168. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20190008. VALENTE, J.; FREIRE, F.; ARANTES, F. (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018. Disponível: https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf. Acesso em: 21/11/2022.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ITE0001 - FUNDAMENTOS DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0001 ) ATIVO 12/01/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.13.8