Referências: |
ALMEIDA, M.; VALENTE, J. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes e divergentes. São Paulo: Paulus, 2011.
BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017 - (Coleção Tecnologia Educacional). Disponível: http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf. Acesso em 01/11/2022.
BRUNO, A.; HESSEL, A.; PESCE, L. Paradigmas, concepções e abordagens nos processos contemporâneos de educação e de formação. In: PIMENTEL, M.; SAMPAIO, F.; SANTOS, E. (Orgs.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Porto Alegre: SBC, 2021 - (Série Informática na Educação). Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/. Acesso em: 21/10/2022.
BURD, O. (Org). Educação 4.0: reflexões, práticas e potenciais caminhos. São Paulo: Positivo, 2020. Disponível: http://www.hrenatoh.net/livros/educacao40.pdf. Acesso em: 21/10/2022.
GATTI, B.; BARRETTO, E.; ANDRÉ, M.; ALMEIDA, P. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em 01/11/2022.
HUANG, R.; SPECTOR, L.; YANG, J. Educational Technology: a primer for the 21st Century. Singapore: Springer, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-6643-7.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v.108, n.6, 2006, p.10171054. Disponível em: https://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf. Acesso em: 21/10/2022.
OLIVEIRA A.; BEHNAGH, F.; NI, L.; MOHSINAH, A.; BURGESS, K.; GUO, L. Emerging technologies as pedagogical tools for teaching and learning science: a literature review. Hum Behav & Emerg Tech. 2019, p.149160. DOI: https://doi.org/10.1002/hbe2.141.
OLIVEIRA, C.; COSTA, J.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. 1ed. Campinas, SP: Papirus, 2001 - (Coleção Prática Pedagógica).
RAABE, A.; BRACKMANN, C.; CAMPOS, F. Currículo de referência em tecnologia e computação: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. São Paulo: CIEB, 2018.
VALENTE, J. Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital? novos desafios da educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v.16, n.43, 2019. p.147-168. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20190008.
VALENTE, J.; FREIRE, F.; ARANTES, F. (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018. Disponível: https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf. Acesso em: 21/11/2022. |